Fazendo ecoar o grito
Por José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato
Nessa semana da Pátria, em que se comemora oficialmente a Independência do Brasil, temos que lembrar que o País ainda é jovem e tem um longo caminho para percorrer, do qual nós, cidadãos, somos os principais responsáveis. Mas a jovialidade se esvai e pede atenção sobre o nosso papel na história de desenvolvimento do nosso País.
Nesse sentido, eu pergunto: “estamos exercendo nosso papel na igualdade, para que todos os brasileiros tenham suas necessidades básicas satisfeitas?”; “como estamos contribuindo para uma sociedade mais justa?”; “estamos contribuindo para combater a corrupção e mostrar que este é um País de profissionais e pessoas sérias?”; “estamos lutando diariamente pela paz e fazendo nossa parte para a harmonia do nosso país?”; “fazemos nossa parte na preservação da natureza e dos recursos naturais que temos?”.
Eu não tenho dúvidas que essa reflexão ficará ainda mais forte este ano com a aula magna que tivemos recentemente sobre solidariedade, esperança, empatia, entre tantas outras atitudes que foram repensadas por todos com a chegada da pandemia do novo coronavírus. O COVID-19 já deixou como legado lições importantes como, por exemplo, a compreensão que não somos invencíveis. Não somos os donos do mundo. É preciso sim crescer, mas sempre de maneira sustentável, respeitando, sobretudo, a vida.
Nos negócios, o brasileiro realmente mostrou que é um povo criativo e resiliente. Reinvenção, adaptação, reformulação, planos de contingência, enfim, várias foram as ações tomadas para este cenário de incertezas. De maneira geral, o empreendedor brasileiro tem algumas características marcantes como protagonismo, resiliência, autoconfiança e otimismo. E isso tem grande valor.
O perfil do empreendedor brasileiro se diferencia dos outros tipos de empreendedores, porque uma das características do empreendedorismo no nosso País está no fato de que o empreendedor brasileiro cria inspiração nas adversidades e aprende com os erros. E como fomos inovadores nesse período!!
Fazendo uma analogia do dia 7 de setembro de 1822 com os dias atuais, ainda continuamos discutindo quais os rumos que o País deve tomar. Continuamos buscando mais liberdade, em termos econômicos e políticos, assim como Aristocratas e comerciantes do Brasil daquela época. Mas continuamos lutando com bravura e coragem diante de qualquer problema ou crise que apareça.
O meu imenso desejo é que o amor ao Brasil continue a entusiasmar empresas e a sociedade nos dias que se seguem. Somente assim vamos fazer jus ao grito de independência que ecoou há 198 anos e fazer brilhar o nosso País mundo afora.
Diretor Proprietário da WELDING PROCESSES SERVIÇOS LTDA
4 aFaço das palavras do Sr Vanio as minhas .
Coordenador de Produção |
4 a"Brasil 🇧🇷acima de tudo"
Diretor Executivo | Diretor Adm. e Financeiro | Gerente Adm. e Financeiro | Especialista em Custos e Controladoria.
4 aMuito Bem. Se cada um de nós, brasileiro do bem adotarmos uma atitude digna e responsável de disseminar o Bem, praticar a Verdade, incentivar a educação e aniquilar todos os meios que levam a corrupção desse Brasil, a começar pelos Maus políticos, com certeza em algumas décadas reconstruiremos um novo Brasil. Os Bons Administradores que estão na Linha de Frente de Grandes Corporações empresariais terão um papel fundamental neste Processo. A data que se aproxima e propícia para essa reflexão.