Financiamento para projetos em ESG no Brasil: quais os recursos disponíveis, quem está utilizando e perspectivas para o futuro
Oi pessoal! Retomando os artigos por aqui! Trago notícias quentinhas sobre oportunidades de fomento em ESG no Brasil!
Nos últimos anos, o financiamento sustentável tem ganhado relevância no Brasil, impulsionado por uma crescente preocupação com as mudanças climáticas e a busca por soluções que integrem sustentabilidade aos negócios. Na semana passada, a Amcham-Brasil publicou uma pesquisa com dados importantes sobre o uso e perspectivas de financiamento sustentável no Brasil, destacando tanto o cenário atual quanto o que podemos esperar para os próximos anos.
O Cenário Atual
De acordo com a pesquisa, a maior parte das empresas ainda não utiliza linhas de financiamento para projetos ESG. Apenas 42% das organizações relataram ter usado ou estarem utilizando essas linhas, com as grandes empresas liderando o movimento. A indústria é o setor que mais tem aproveitado esses recursos, seguido pelo agronegócio. Isso demonstra que, embora haja um avanço, ainda existe muito espaço para crescimento, especialmente entre empresas de médio e pequeno porte.
Porque menos da metade das organizações não estão buscando as oportunidades de financiamento em ESG disponíveis? Falta de visibilidade das linhas de fomento ou alguma dificuldade no acesso? Vamos abordar esses pontos ao longo do artigo. O importante é que sim existem recursos disponíveis e não estão sendo amplamente acessados.
Considerando que menos da metade das organizações não estão acessando as oportunidades de fomento, como as empresas vem financiando seus projetos de ESG até então? Curiosamente, muitas empresas ainda dependem de recursos próprios ou de linhas privadas para financiar seus projetos sustentáveis. Somente 28,2% relataram o uso de bancos e instituições financeiras públicas para essa finalidade. Esse dado sugere que há uma lacuna significativa no uso de fontes de financiamento públicas, como as oferecidas pelo BNDES e Finep.
Esse fato é bem curioso, pois na minha experiência passada em grandes indústrias. Uma das principais dores era: não temos orçamento para financiar os projetos de ESG. Normalmente eram vistos como projetos caros, que competiam com outros recursos internos e acabavam sendo despriorizados. A boa notícia é que sim existem maneiras de apoiar esses projetos através de instituições, sejam agências financiadoras, fundos, linhas de crédito.
Quais são então as linhas de fomento disponíveis para projetos em ESG? Temos algumas oportunidades abertas no Brasil, podendo ser tanto proveniente de agências financiadoras como Finep e BNDES que possuem linhas temáticas específicas, tanto para financiamento (recurso reembolsável) como também para subvenção econômica. Além disso, existem alguns fundos e bancos privados que também estão oferecendo formas de apoio para financiar projetos em ESG.
Desafios do Financiamento Sustentável
A pesquisa também revelou os principais obstáculos enfrentados pelas empresas na obtenção de financiamento sustentável. A burocracia, a dificuldade de conferir garantias e o desconhecimento sobre linhas específicas são os desafios mais citados. Isso indica uma necessidade urgente de simplificação dos processos e maior divulgação das opções de financiamento disponíveis.
Além disso, as empresas que oferecem crédito para projetos sustentáveis apontaram o custo elevado e a falta de uma taxonomia clara como as principais barreiras para a expansão desses desembolsos. Sem uma definição clara de quais projetos podem ser considerados sustentáveis, muitas iniciativas ficam sem acesso ao financiamento adequado.
Recomendados pelo LinkedIn
Perspectivas para o Futuro
Apesar dos desafios, as perspectivas são promissoras. A pesquisa revela que 85% das empresas esperam um aumento na busca por linhas de financiamento para projetos ESG nos próximos dois anos, com o valor total investido nesse tipo de projeto previsto para mais que dobrar. Esse crescimento está alinhado com a crescente demanda por práticas empresariais responsáveis, impulsionadas tanto por regulamentações quanto por uma mudança nas expectativas de consumidores e investidores.
Entre os setores que mais buscarão financiamento estão energia, indústria e agricultura, com foco em projetos que promovam a mitigação das mudanças climáticas, a transição para uma economia circular e a adaptação às novas condições ambientais.
Oportunidades para Empresas
Para as empresas que ainda não estão aproveitando essas linhas de financiamento, o momento de agir é agora. Investir em sustentabilidade não só promove impactos ambientais positivos, mas também pode gerar uma vantagem competitiva, especialmente em um contexto onde consumidores e investidores estão cada vez mais exigentes em relação às práticas ambientais das organizações.
Portanto, conhecer as opções de financiamento, preparar projetos sólidos e compreender os benefícios ambientais dessas iniciativas serão fatores essenciais para garantir o sucesso a longo prazo.
Sua organização está precisando de apoio para mapear as oportunidades de fomento existentes, entender quais as linhas de financiamento mais adequadas e aderentes ao negócio e realizar a submissão dos projetos técnicos, de maneira simplificada e com especialistas que entendem desse tema?
Entre em contato comigo para saber como acessar as oportunidades disponíveis de fomento para projetos em ESG.
O conteúdo completo do estudo da AMCHAM pode ser acessado através do link: Pesquisa Financiamento Sustentável - V4 (amcham.com.br)
#esg #fomento #inovação #esgfunding #fomentoesg #fomentosustentável
Gestão de Riscos | Compras Sustentáveis | Sustentabilidade | Responsabilidade Social | Auditorias | ESG | Supply Chain | Responsible Sourcing | Third-Party Risk Management
3 mCassia Bonetto
Mestrando em ADM e Políticas Públicas pela PUC-SP
3 mBelo artigo, Ju! Acredito que as dificuldades com a taxonomia não é exclusividade do Brasil, mostrando a dificuldade do tema. Simplificar as linhas de financiamento/investimentos de projetos ESG é de interesse de todos!
CEO ABGI Brasil e Conselheira
3 m👏 👏 👏
Gestão responsável de resíduos para sua residência, empresa e eventos | Fundador @Realixo
3 mInteressante, obrigado!