Foco para alcançar os objetivos de longo prazo
A força de vontade é uma competência (acho que posso chamar assim) que nos ajuda a ir além. É aquela energia para vencer a procrastinação e alcançar seus objetivos, caso você esteja nas condições normais de temperatura e pressão.
Mas, mesmo assim, não é simples, nossos hábitos tomam o nosso automatismo (ou ao contrário) e no fundo, vamos seguindo com ações automáticas e mantendo tudo como sempre foi. Mudar e adquirir novos hábitos não é uma tarefa simples, mas existem alguns mecanismos que podem facilitar esse processo.
Vamos lá.
No livro “Foco” que já falei dele aqui https://bit.ly/3PDgazu. Daniel Goleman fala de como a força de vontade determina o curso da vida, influenciando na saúde, melhores condições financeiras e sucesso no trabalho. E essa força tem relação com a capacidade de resistir às tentações de distração ou prazeres imediatistas. Assim, é importante cultivar o autocontrole. E o foco é a chave para isso.
Goleman segue: existem três tipos de foco que vão atuar à serviço da nossa capacidade de autocontrole, são eles:
1 - a capacidade de desligar o nosso foco do objeto de desejo, um chocolate por exemplo.
2 - resistir à distração, para manter o foco em outra coisa.
3 - capacidade de manter viva a meta futura, como nesse exemplo emagrecer.
Mas isso serve para tudo em nossas vidas, seja para economizar para casa própria ou estudar para passar no vestibular.
Recomendados pelo LinkedIn
Uma forma de se desligar do objeto de desejo mais imediatista, é tentar observá-lo como algo com menor carga mental. Por exemplo, se estou com vontade de comer um doce, posso pensar nele como uma foto e não no doce em si. O problema é que em geral, cedemos ao desejo e começamos a imaginar o sabor do doce na boca, como é saboreá-lo e o quanto de prazer isso vai te trazer momentaneamente. Acabou! Assim você vai lá comer o doce. Se ao invés de se render à esses pensamentos, você começar a pensar nele como uma foto, se distanciar desse prazer e focar em outra coisa, suas chances aumentam. Por isso, também que ter autoconsciência faz toda a diferença, pois as vezes você pode nem se perceber nesse mecanismo.
Outro ponto importante é que a atenção é uma capacidade limitada e se você estiver com a cabeça cheia de outras coisas, terá mais dificuldade de seguir essas etapas. Nossa sobrecarga mental afeta o autocontrole, diminuindo nossa capacidade de se manter firmes, é aquela história do “eu mereço” ou “só por hoje”. A verdade é que cada vez que cedemos, mais difícil é voltar a controlar esses desejos e acabamos por reforçar o que não queremos.
Para ajudar nessa trajetória de fortalecimento do autocontrole e alcance dos objetivos mais de longo prazo aí vai algumas sugestões:
E aí? Quais ações você toma para ter mais autocontrole na sua vida e alcançar o que deseja?
#transicaodecarreira #transiçãodecarreira #recomeçar #mudancadevida #jornadaprofissional #propósito #carreira #foco #autocontrole #forçadevontade