A fundamental importância do jornalismo (de dados) diante a pandemia do Coronavírus no Brasil
O Coronavírus no Brasil é o case prático da importância do Jornalismo de Dados. Os acessos aos números são importantes não somente para informar, mas como também para fomentar a descoberta de novas possibilidades e ações do governo. Essa última, não tão levada a sério pelo Presidente da República. Jair Messias Bolsonaro é constantemente levado à cheque quando confrontado com fatos e... números. O jornalismo não só brasileiro, mas internacional vem trazendo dados estatísticos de como a propagação do vírus tem influenciado a saúde, as empresas, a economia e o mundo.
No Brasil, o presidente se coloca na posição contrária aos diversos meios de imprensa e ainda às provas de que, o que ele cogita não tem embasamento. Uma vídeo-reportagem baseada em Jornalismo de Dados da Folha de São Paulo proporciona uma análise sucinta das falas dele versus os números do Covid-19. Utilizando um gráfico contínuo que dimensiona o número de casos no país de acordo com o tempo e os pronunciamentos oficiais, a Folha consegue ilustrar o quão desconexas são as falas do principal governante brasileiro com os números reais da propagação. O vídeo finaliza mostrando ao final o número quase que dobrado de casos de um dia a outro após o último pronunciamento de Bolsonaro até aquela edição.
De lá pra cá vemos os números aumentarem, não só de infectados e mortes. Reportagens durante o período da pandemia sempre estão sendo retratadas através de gráficos e dados com fontes confiáveis, como as do Ministério da Saúde, por exemplo. Gráficos ilustram desde o impacto social nas comunidades Brasileiras, aos grandes déficits nas grandes empresas. Além disso, através da Lei de Acesso à Informação, os jornalistas apontam superfaturamentos nos governos que utilizam da Lei da Emergência Pública para compras ilícitas de produtos a preços até quatro vezes maiores que os normais.
Nesse momento, todo o tipo de informação é mais que útil. Principalmente quando o governo confronta a veracidade dos fatos da imprensa de massa e divulga fake news como forma de impor o que querem. Jair Bolsonaro, por exemplo, divulgou na segunda-feira do dia 11 de maio, em sua conta do Instagram, um conteúdo falso onde comparava-se o mesmo período de 2019 ao período atual os números de casos fatais provenientes de doenças respiratórias. A informação era falsa, e quem checou a informação foi a Agência Lupa, especializada em verificação de notícias, parceira do Facebook, empresa que detém a rede social Instagram. O Instagram destacou uma mensagem de conteúdo falso na postagem, mas ainda assim àqueles que queriam poderiam visualizar a mensagem do presidente.
A partir daí vemos a importância do Jornalismo que não só divulga, mas como também verifica dados e disponibiliza como forma de informar a sociedade.
Por Leonardo Olesse.