Habitica - Aplicativo Recomendado
Semana passada tive a oportunidade de falar de gamificação em um webinar para professores universitários. No final uma das perguntas deles que me chamou a atenção, e que respondo neste artigo, foi esta:
Que apps você recomenda
para gamificar a aula?
Primeiramente, entendo que antes de gamificar a experiência de ensino e aprendizagem na sala de aula é producente habituar os alunos com a linguagem da gamificação. Incentivar a aquisição de habilidades de estudo por parte dos alunos deve ser a primeira coisa a gamificar. Isso porque a gamificação combate um dos maiores inimigos do estudo: a procrastinação.
Dito isso, um app eficaz para esse fim é o Habitica. Juro que não ganho nada para divulgar esse app, ok? É apenas porque aprovo-o mesmo. O nome já é sugestivo, indicando que o app foi feito para a aquisição de hábitos. No caso da educação, o hábito de estudar (superando assim a procrastinação e a preguiça).
O Habitica tem um visual bem colorido, com cara de game:
Grosso modo, a "brincadeira" é a seguinte:
1 - Você anuncia qual hábito quer adquirir (No caso, o de estudar sozinho, em casa);
2 - Estabelece metas de ações de sua parte no tempo (Quantas horas de estudo por dia? Quais assuntos? Quais meios?);
3 - Configura recompensas adequadas para caso essas metas sejam cumpridas (Barra de chocolate? Duas horas de videogame? Medalha de estudioso? Você decide!).
O que o Habitica faz é computar tudo isso e gerar um sistema de incentivo com rico feedback no seu smartphone. Bem colorido e divertido, o app vai indicando, dia a dia, o quão bem você está se saindo. Se estiver se saindo bem, ele destaca o desenvolvimento do seu "personagem", sua curva de aprendizagem. Se estiver se saindo mal, ele depressinha avisa o que deve fazer para corrigir a rota.
Há outros apps similares ao Habitica, claro. Você pode escolher.
O importante é destacar aqui que antes de gamificar a sala de aula penso que é melhor introduzir o assunto da gamificação para cada aluno, em sua realidade particular, para que estudem em casa. Estando esse terreno preparado, faz mais sentido gamificar a experiência do estudo dirigido pelo professor durante a aula.
Mas isso é assunto para outro artigo... ;)
Professor de 3D, jogos e gamificação || Consultor em jogos e gamificação na educação || Projetos Educacionais na Colmeia Educacional || Autor
4 aO que eu mais gosto no habitica é a parada de você ter uma gamificação para si mesmo. Ela pode ser util no contexto educacional mas ela vira uma espécie de companheira de cada aluno. É uma dica incrível e muito válida. Tu só compartilha conteúdo excelente! Abraços!