Histórias de vida humanizam
O que a sua história de vida pode contar sobre quem você se tornou? Acredito muito no poder da biografia de cada um. As influências recebidas, os fatos ocorridos, como a pessoa os encarou e quais impactos tiveram sobre a sua personalidade, os seus medos e a força que tudo isso gerou.
Quando ouvimos alguém contando sobre sua jornada de vida, vamos quebrando os estereótipos que criamos em torno da pessoa. Ao narrar as suas conquistas e dificuldades, as máscaras vão caindo e o que sobra é a essência. Começamos a entender as suas atitudes e o que parecia incompreensível vai se tornando mais palpável e assim conseguimos nos aproximar. Isso não quer dizer que damos a autorização para o outro fazer o que quiser por entendermos tudo o que passou, mas conseguimos compreender de onde vêm suas questões.
Já experimentou contar sobre a sua história? Como você começaria? Temos a mania de nos apresentar através da empresa ou do cargo que ocupamos, mas como seria falar sobre quem você realmente é? Como você se tornou essa pessoa? Esse é um processo transformador, pois descobrimos a linha tênue da nossa vida. O que nos trouxe até aqui.
Até para encontrar nossos talentos e os nossos dons vale revisitar nossa biografia. Faça esse exercício. Relembre: as suas brincadeiras preferidas quando criança, quais profissões e pessoas você admirava, quem impactou cada fase da sua vida, fatos marcantes, como você superou cada queda ou perda. Tudo isso te ajudará a resgatar suas partes "perdidas" e a entender quais situações são recorrentes e devem ser olhadas mais a fundo a fim de modificá-las para conseguir evoluir.
Organize isso como se fosse um livro com começo e meio. Dê um título. O que você quer daqui para frente? Quem é a pessoa que você deseja se tornar? Como você quer ser lembrado? Para que tudo isso aconteça, o que você deve começar a fazer agora? Quais são os próximos pequenos passos? Vamos lá? Conte para alguém que seja próximo à você, esse processo pode ser curativo. Inspire outras pessoas a fazer o mesmo e conte aqui como foi essa experiência!
Quer ajuda para olhar com mais compreensão para a sua história? Me procure: contato@marisabussacos.com.br