IA e TECH - Newsletter semanal
Cisco estreia a certificação de Infraestrutura CCDE-AI
A nova certificação da Cisco visa ajudar a preparar os profissionais de TI para projetar, provisionar e otimizar redes e sistemas necessários para cargas de trabalho exigentes de IA/ML.
A nova certificação Cisco Certified Design Expert (CCDE) AI Infrastructure da empresa é uma certificação de nível especialista independente do fornecedor que equipará os profissionais de TI com a capacidade de projetar computação e redes modernas de IA/ML agora e à medida que evoluem, diz Par Merat, vice-presidente de Cisco Learning and Certifications.
De acordo com a Cisco, a nova certificação de Infraestrutura CCDE-AI aborda tópicos que incluem:
Com a certificação CCDE-AI Infrastructure, os profissionais de tecnologia poderão considerar vários fatores ao projetar arquiteturas de rede otimizadas para IA. Por exemplo, o curso de aprendizado ensinará a eles otimização de GPU, bem como a construção de tecidos de rede de IA generativa de alto desempenho. Aqueles que buscam essa certificação também aprenderão sobre sustentabilidade e conformidade de redes que suportam a IA. As habilidades serão necessárias em todas as organizações, de acordo com o Cisco AI Readiness Index, que descobriu que 90% das organizações estão investindo para tentar superar as lacunas de habilidades de IA.
Sucesso da IA: Real ou alucinação?
As implantações de IA que atraem as equipes de TI corporativas são aquelas com ganhos reais e mensuráveis - como chatbots de suporte ao cliente orientados por IA, uso de IA para automatizar operações de rede e modelos de IA auto-hospedados para análise de negócios.
Já considerou o quanto de IA é uma alucinação? Não quanto output de IA é alucinação, mas sim quanto do que ouvimos ou lemos sobre isso é genuíno? Será que o sucesso da IA é principalmente hype, e que todo o hype pode estar prejudicando a tecnologia em vez de ajudar? As empresas precisam chegar ao fundo da IA, não em termos técnicos, mas em termos de fazer um caso de negócios. Como isso acontece é o que determinará se a IA é real ou talvez uma alucinação.
Recomendados pelo LinkedIn
Todos Embora isso possa salvar seu emprego por um tempo, as histórias dizem que a IA provavelmente vai eliminá-lo eventualmente, e talvez eliminar você também. A maioria das pessoas com quem falo descarta as histórias extremas sobre o dano da IA, mas e as histórias extremas sobre seus benefícios?
A IA é principalmente hype. E o hype está prejudicando a IA, no sentido de que está direcionando muito esforço e, assim, dificultando a adoção. Mas a IA está revolucionando o trabalho, e está economizando tempo... muitas vezes muito disso. É algo que você deve aprender a usar, e talvez alguns devam aprender a temer. Mas não está vindo para o seu trabalho. E, de fato, agora os usos mais populares da IA não poderiam fazer um caso de negócios. Algum disso faz sentido? Veremos.
Hype não é necessariamente uma coisa ruim. O burburinho de construção gera interesse, experimenta novas tecnologias, ajuda seus vendedores a conseguir compromissos e mantém sua empresa nas notícias. Os anúncios de IA da Apple receberam muita atenção. E embora muitos tenham dito que sua notícia era pedestre, até mesmo chata, o que a Apple poderia fazer a não ser anunciar a IA que faz as coisas sobre as quais todos já estão escrevendo? Às vezes você precisa erguer um outdoor enorme que diga o que todo mundo está dizendo; é chamado de marketing. Continuamos clicando em histórias extravagantes de IA, então está funcionando.
Wall Street adora IA e recompensa as empresas que fazem anúncios de IA, até mesmo apenas parcerias com um fornecedor de IA ou o lançamento de ferramentas de IA que correspondem apenas ao que os concorrentes estão fazendo. A maior parte dessa atividade está relacionada à IA generativa e a maior parte a ferramentas e recursos de produtividade pessoal, algo com o qual todos podemos nos relacionar. Com todo esse amor de IA flutuando, não é de admirar que as pessoas pensem que está tomando o mundo.
Mas às vezes você tem que se perguntar se estamos procurando nos lugares certos para obter informações sobre o valor e o progresso da IA. Recentemente, li uma história sobre como a IA economizou dezenas de anos-pessoa em poucos meses. Mas isso fez um caso de negócios? A verdade é que não sabemos. Qual foi o benefício por trabalhador e quanto custou por trabalhador para economizar esse tempo? Alguma das economias de tempo se traduziu em economizar dinheiro para a empresa, cortar as posições atuais ou eliminar a necessidade de contratar novas? Se o seu trabalhador médio ganha vinte dólares por hora, e as ferramentas de IA economizam uma hora por semana, quanto isso economiza a empresa? Nada, a menos que você encaixe o funcionário uma hora por semana ou possa usar o tempo para eliminar a necessidade de contratar outra pessoa. Parece que nunca ouvimos falar sobre esses pontos, mas são eles que importam para os CFOs.
Todo mundo gosta de economizar seu próprio trabalho, descarregar tarefas repetitivas e chatas, e por isso há muito interesse nesse tipo de aplicativo de IA. O problema é que esse tipo de assistência ao trabalhador não parece monetizar. Fui informado por CIOs que auditaram o uso de IA generativa em suas empresas que as ferramentas de IA generativa para ajudar os trabalhadores com documentos, e-mails, etc. quase nunca economizaram dinheiro. No entanto, as ferramentas que suas empresas estavam tentando eram gratuitas ou muito baratas, e os CIOs disseram que poderiam economizar um pouco de tempo ou melhorar um pouco os resultados. Um CFO disse que a maior parte da IA sobre a qual ouvimos é o que poderíamos chamar de "doces de IA". Ou talvez outra alucinação de IA?
No entanto, existem bons projetos de IA que economizam dinheiro, e os CIOs dizem que eles normalmente envolvem o CIO e passam pela avaliação tradicional do CFO. Por exemplo, quase todas as empresas que experimentaram a IA como chatbot de suporte ao cliente dizem que melhoraram o atendimento ao cliente e reduziram os custos, e os CIOs dizem que não tiveram dificuldade em fazer um caso de negócios para a IA nessa missão. Em aplicativos envolvendo gerenciamento de rede, pouco mais de 80% dos CIOs disseram que seus projetos atingiram as metas de ROI, e três quartos das empresas que auto-hospedaram modelos de IA para análise de negócios disseram que seus projetos atenderam as metas de negócios. Por que não ouvimos falar sobre isso?
O problema, dizem os CIOs, é que nos primeiros dias de adoção de qualquer tecnologia, é o potencial da tecnologia que recebe mais atenção. A IA gerativa é fácil de brincar, então muitas pessoas fazem, e seu interesse recebe muita atenção. Os desafios específicos da IA de auto-hospedagem são de interesse para um pequeno número de usuários, muito pequenos para atrair tanta atenção. Além disso, o pequeno número de empresas realmente envolvidas em projetos auto-hospedados e orientados por CIO significa que leva mais tempo para expor todos os problemas reais a serem enfrentados, para responder às perguntas que serão as mais críticas para a adoção da IA.