IAs nas empresas. Por onde começar?
O hype das IAs está batendo nas nuvens, mas o que é fato e o que é ficção? No mercado das IAs muitos falam que as empresas que não olharem para este tema agora, ficarão para trás em um futuro bem próximo.
Mas por onde começar dentro da minha empresa?
O mercado espera que toda média e grande empresa tenha pelo menos uma estratégia de IA, mesmo que minimamente pensada. O momento é de começar a entender sobre o assunto, separar o que é ficção, e focar em algo que tenha propósito, e que faça sentido ao seu negócio. Gosto do olhar os 3 pilares abaixo quando falamos de projetos de IA para empresas:
-Transformar experiências atuais em algo mais eficiente.
-Aumentar a produtividade e diminuir custos.
-Ser mais ágil em seus processos atuais.
Tendo isto em mente, os times de inovação já conseguem começar este desenho, e quem sabe alguma entrega simples no início, mas que já faça sentido tracionar ao longo dos próximos meses e anos.
Um dos pontos mais preocupantes quando falamos de IAs nas empresa, é a questão da segurança dos dados. As IAs para serem eficientes, precisam ser treinadas com dados reias da empresa. E a dúvida é de como fazer isso sem expor dados privados em ambientes públicos.
A solução não é simples, mas possível de ser resolvida. A maioria das empresas com projetos em andamento estão trabalhando com duas fontes de dados:
-IAs públicas como exemplo a OpenAI ou Microsoft, conectando suas APIs pagas e integrando com seus sistemas internos.
Recomendados pelo LinkedIn
-IAs privadas, fazendo o treinamento com dados internos e privados, usando soluções como exemplo a NVIDIA ou Hugging Face.
Com este desenho de projeto, conseguimos obter o melhor dos dois cenários. Uso de IAs já treinadas e prontas para serem conectas, e por outro lado, usar os dados internos para iniciar um treinamento com uma IA privada com segurança.
Imaginem o cenário:
Funcionário pede ao sistema interno de viagens da empresa, que usa IA com o modelo acima relatado, a seguinte tarefa:
-Favor fazer uma reserva de viagem para próxima semana para California e lançar os custos de hotel e passagem em meu centro de custo.
Neste exemplo o sistema vai coletar informações de viagens e valores usando IA externa (agência de viagens, hotel, etc). E usará IA interna para saber qual as preferências de viagens do usuário, qual centro de custo lançar e se o mesmo tem nível de aprovação para este tipo de requisição.
Gestora e Desenvolvedora de Canais de Vendas || Especialista em Processos Comerciais Para Vendas Consultivas || Processos de Qualificação e Diagnóstico de Oportunidades Através dos Métodos BANT e SPIN
8 mVlamir, obrigada por compartilhar! Acredito que o networking é baseado na troca e no compartilhamento constante de conhecimentos e experiências!
co-Founder Partner na Syntropia | Inovação | Marketing | Vendas
8 mInteressante abordagem sobre as implicações e desafios das IAs nas empresas. Focar em estratégias que transformem experiências, aumentem a produtividade e garantam agilidade nos processos é fundamental para o sucesso nesse cenário em constante evolução!
Para super mercados , seria muito util um aplicativo de IA que analise o perfil de clientes e estoques e sugira o niveis de estoques a serem mantidos em toda a linha de produtos e faça calculos de preços competitivos com lucratividade .
Negócios | Liderança | Mentoria de Carreira | Gestão | Medical Devices | Pharma
8 mTá aí uma visão muito prática de como a IA pode ser util em processos simples, importantes e trabalhosos. São dores como estas que devem ser testadas em empresas pequenas e médias. Isso é a real inovação, promovendo mudança de cultura. Otima provocação Vlamir Ienne
Parabéns, por trazer o tema de onde iniciar o uso da IA. Fica clara a necessidade de ter a disponibilidade de dados reais da emoresa e a importância de proteção desses dados. Acredito que a area de marketing digital pode trazer retornos rápidos para as empresas ptodutoras de bens de consumo.