A importância da automotivação para atingir objetivos
Você já teve dificuldades de arranjar energias para estudar aquela matéria que considera menos interessante? Já até mudou a ordem de suas atividades só para adiar a realização de determinada tarefa? Ou até perdeu a vontade de fazer algo por sentir que não era devidamente reconhecido? Então, é possível que esteja faltando motivação para o seu trabalho. Mas e se esse “empurrãozinho” para correr atrás dos seus objetivos não precisasse vir de algum fator externo? Essa é a automotivação!
MAS O QUE É AUTOMOTIVAÇÃO?
A automotivação é a habilidade de encontrarmos em nós mesmos os motivos e impulsos para atingir os nossos objetivos. Também, é importante ressaltar que automotivação é diferente de motivação. Motivação é o objetivo final, o sonho e geralmente depende de um fator externo, como uma promoção no emprego. Já a automotivação é encontrar os motivos e forças para motivar a si próprio, agindo de forma a atingir seus anseios.
Não é um super poder! Não pense que é um habito que vai te dar 100% de vontade de fazer tudo da melhor forma e com a maior eficiência possível, mas, se for praticada constantemente, pode te render resultados surpreendentes em relação a disciplina e produtividade.
QUAL É A IMPORTÂNCIA?
Quando postergamos alguma tarefa que não queremos fazer por falta de motivação, somente adiamos sua realização para outro momento, mais próximo do limite da entrega. Isto pode nos colocar em uma situação de trabalho sob pressão e estresse, podendo inclusive abalar nossa confiança para assumir responsabilidades.
Além disso, é uma competência comportamental muito valorizada no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança, pois um líder conduz seu time por exemplo e deve primeiro se motivar para depois motivar as outras pessoas a sua volta. E esta soft skill é uma ótima forma de manter o otimismo e encarar as tarefas do dia a dia como desafios que nos fazem crescer, contribuindo inclusive para a nossa saúde mental.
Recomendados pelo LinkedIn
COMO MELHORAR?
Ter que fazer uma atividade, mas simplesmente não conseguir nem se animar para começar é extremamente frustrante. Então veja a seguir algumas dicas sobre como melhorar sua automotivação.
CONCLUSÃO:
Não é fácil se motivar constantemente e é preciso de muita força de vontade e noção clara sobre nossos objetivos e prioridades. É natural que tenhamos dias desanimadores e às vezes não tem como evitar. No entanto, pessoas que tem conhecimento de seus objetivos e conseguem trabalhar em função disso tendem a superar obstáculos mais rapidamente.
Espero ter contribuído para melhorar seu entendimento sobre o tema! Não se esqueça de conferir outros conteúdos do nosso blog! Obrigado pela leitura!
Escrito por Flávio Marcos Batista Filho
Engineering student @ Federal University of Santa Catarina
2 aParabéns pelo texto, Flávio Marcos Batista Filho. Ficou muito show!
Estudante de Engenharia de Produção Mecânica
2 aGostei muito do texto! Flávio Marcos Batista Filho é exemplo de automotivação 👏