A importância da constância... (para não deixar de rimar...)
Hoje é o último dia de fevereiro, segunda-feira, aquele dia entre o final de semana e a terça-feira de Carnaval – aquele que é provavelmente o feriado mais levado a sério aqui em terras tupiniquins. Teoricamente, hoje não seria feriado, mas como os bancos e, mais especificamente no nosso Universo de RI, a B3 não abriram, é praticamente feriado para nosotros também!
Comento sobre isso pois entra no que gostaria de falar algumas cositas sobre, pois foi motivo de questionamento da minha pessoa e depois fui provado estar errado. Em função disso, estoy aqui fazendo aquilo que antes havia julgado como errado (quem nunca, né?): postar algo em uma emenda de feriado.
Enquanto, na sexta passada, a firma estava se preparando para deixar tudo pronto para gastar o menor tempo possível hoje (nada mais compreensível) para fazer sua publicação de segunda, eu ficava questionando a razão, alegando que ninguém veria, que teria baixa audiência e tals. Quando meu chefe, vendo que eu não ia parar tão cedo, tratou logo de me explicar: ”Não estou fazendo isso pela audiência, mas sim pela constância”.
Foi aí que a ficha caiu. Lembrando de Macklamore em Ten Thousand Hours, “The greats weren't great because at birth they could paint, The greats were great cause they paint a lot” (não sei se a frase é dele, mas como estamos em espírito de Carnaval, tentei colocar uma música aqui, olha que beleza!). Constância, frequência, estar sempre fazendo é fundamental se você quer resultados de longo prazo. Isso é válido para várias situações, como exercícios físicos, academia, estudos, investimentos e comunicação, inclusive aquela das companhias com o Mercado.
Uma das principais reclamações que recebemos em estudos de percepção de mercado que realizamos é quando a companhia começa divulgando algo e depois para de divulgar tal informação ou deixa de realizar ou participar de eventos de mercado com a frequência que fazia antes. A constância, frequência, regularidade nas informações prestadas é muito importante também na comunicação com o mercado, se você para o que fazia antes pode ser interpretado como algo negativo.
Recomendados pelo LinkedIn
Por isso, o ideal é alinhar e decidir muito bem o que vai ser divulgado, assim como as participações/realizações de eventos com o mercado da companhia, pois sua constância é um fator muito importante para se ter bons resultados, principalmente, no longo prazo.
:-)
Marco Antônio Tomás da Equipe Estudos MZ
Supervisor de Relações com Investidores
2 aLeitura aplicável para todos os aspectos da vida, Marcão! Você sempre afiado nas palavras! Parabéns! 👏🏻
CFO, COO & IR | Comunicação | Finanças | RI | Marketing | Operações | Estratégia
2 aLeitura imperdível. Abs