A importância da mulher e seu potencial transformador na sociedade
Vivemos num tempo onde estou redescobrindo meu lugar e com muito mais auto estima , auto respeito , integridade e Amor, em todas as esferas de convivência .
Assim vou fluindo, como as águas , que sabem contornar com suavidade tantos obstáculos, desde a vulnerabilidade da escassez até o mais próspero dos Oásis.
Todos querem ser felizes. Todos merecem ser felizes. Sendo mulher , descobri que ainda preciso fazer mais . Preciso estar presente, dar a minha voz e fazer valer o que foi construído e o que ainda será construído.
Às vezes me permito ser eu mesma com minhas inseguranças. Até hoje continuo sonhando com mudanças . E ainda tenho aqueles mesmos sonhos adolescentes, que em muitos momentos fazem meus olhos brilharem. E sinto orgulho de muitas mudanças sociais que participei e outras plantadas , com o mesmo Amor .
Sempre fui protagonista e recordo momentos onde vi a mulher sendo inferiorizada, quando participei como voluntária na Pastoral Carcerária, as mulheres usavam miolo de pão como absorventes como forma de punição. Punidas por serem mulheres e pela feminilidade. Punidas enquanto sangravam.Vi mulheres sendo privadas de convivência com seus bebês. Vi tantas outras situações que prefiro não mencionar.
A mulher tem direito e sua voz é preciosa . Como bem diz Carmen Torres, indígena sábia de Serra Nevada, Colômbia , " a nossa mãe tem seu sangue, que é a água . O governo quer cortar as mãos da nossa mãe , deixar vazar e perder todo esse sangue, a água. "
" As mulheres são o símbolo de Amor. Tudo recorre à água , como o sangue no nosso corpo e nosso corpo colhe este sangue e assim se faz a comunicação na terra . É o útero materno, de onde nascemos , nos alimentamos e de novo retornamos. "
Assim vou florescendo, e cada vez mais me preencho de Amor , e estou pensando em formas de aplicar tudo que venho aprendendo para que tenhamos um país de mais amorosidade e real progresso .
Um país de justiça social e oportunidades para que a mulher possa florescer em seus potenciais.
Tenho feito muitas descobertas sobre mim mesma e sobre algumas pessoas , que em alguns momentos conflitei. Fui porta voz de pessoas que estavam sofrendo e precisavam de alguém para falar, protagonizar e dar voz.
É preciso muita integridade interior para ver o que há dentro e então agir de forma amorosa no coletivo .
E devemos sempre priorizar o coletivo , é assim que acredito numa sociedade justa com oportunidades para todas(os).
A vida é o maior bem da Humanidade. Devemos priorizá-la em todos os aspectos e manifestações.
Que os ventos da Primavera toquem nossos corações todos os dias , para que floresçam ações para o bem , o desenvolvimento social e a evolução da Humanidade.
Que os ventos de paz sejam a realidade de nossa Terra. Que as próximas gerações possam viver num mundo de mais Amor.
Assim falei,
Ana Claudia Lima
Psicóloga, Mulher , Especialista em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família
Primavera de 2016