Importância do atendimento na sobrevivência do negócio.
Fonte: Google

Importância do atendimento na sobrevivência do negócio.

O atendimento ao cliente é muito importante na relação comercial, e é fato que isso tem um peso relevante no processo de decisão de compra. Essa relação vem se desenvolvendo com o passar dos anos e a balança hoje pesa mais para o lado de quem tem o recurso a empregar, ao invés de quem tem solução a oferecer. Este aspecto tem se consolidado a partir do momento em que o consumidor tem a opção de escolher com mais variedade onde irá alocar seu recurso ou gastar seu capital.

           O preço de venda já não é o principal fator de decisão no momento da compra, mas ainda é um grande atrativo na capacitação de vendas, bem como outros fatores como qualidade, tempo e comodidade na relação.

           É notável que o sucesso em um processo de vendas esteja ligado á aqueles que possam oferecer “vantagens” aos consumidores com menor emprego de capital por parte do consumidor. Essas vantagens podem estar relacionadas á condições diferenciadas de pagamento, flexibilidade no atendimento, rapidez e facilidades nos processos burocráticos, entre outros, que a relação possa oferecer.

           Ao andar pelo comercio é comum vermos lojas vazias e também com as portas baixadas devido o encerramento das atividades. Conversando com alguns comerciantes é inevitável escutar jargões como: “as pessoas não tem dinheiro para gastar”, “ as grandes lojas estão captando nossos clientes”, “ nossa loja tinha trinta anos de mercado, mas a recessão nos quebrou”.

           Mas buscando entender alguns fatores que possam culminar no insucesso de algumas empresas é só dar uma volta no comercio de sua cidade e entrar em algumas lojas ou e estabelecimentos comerciais, para identificar inúmeras falhas no atendimento e no modelo empregado.

           O cliente é a principal parte na relação comercial, pois ele é o detentor do recurso empregado na compra. Por isso é preciso realizar um bom atendimento, é fundamental superar as expectativas dos mesmos, pois um bom atendimento não se restringe somente á equipe de vendas, mas também á organização geral como um todo.

           Mas o questionamento que faço é: será que os comerciantes ou prestadores de serviços tem essa consciência? Seus funcionários tem a noção que sem clientes a atividade não se sustenta e se extingue?

           É fato que a maioria da classe não carrega esta reflexão consigo, e analisando o atendimento de muitos estabelecimentos se constata que funcionários propagam um sistema falho, onde os resultados negativos começam a surgir e em muitos casos culminam na falência do negócio.

           Comportamentos simples como o de um frentista de posto que se recusa a calibrar os pneus, sob alegação de que sua atividade é somente abastecer os veículos, vendedores que não atendem prontamente um cliente ao entrar em uma loja ou até mesmo um serviço mal prestado em qualquer outra área envolvendo atendimento e prestação de serviços á clientes.

A empresa precisa compreender o mundo “vuca” que nos cerca, onde é necessário se adequar ás mudanças de acordo com a mesma velocidade com que elas acontecem. É dever da empresa se atentar ás mudanças e preparar-se, tanto na flexibilidade da atividade quanto á atender as necessidades do setor.

           Investir em atendimento é vital para a saúde da empresa, criar uma cultura e propagá-la pode ser preponderante na manutenção e fidelidade dos clientes, porém os esforços investidos ainda são discretos nas empresas de pequeno e médio porte, pois ainda se tem um receio em investir em pessoas dentro das organizações, tanto pelos potenciais que podem ser despertados ou até mesmo pela geração de concorrência.

           O ritmo do mercado é frenético e acompanhar esse passo é requisito mínimo, pois o sucesso sempre floresce para quem está um passo á frente.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos