Inove! Tenha um assistente Robô!
Se repararmos bem, muito do nosso dia a dia nas organizações trata-se de atividades que não agregam valor, ou à nós mesmos, ou à organização: seja por serem atividades repetitivas, seja por serem atividades que você faz "no automático"... tudo isso que não necessita do intelectual do ser humano, ele está sendo subutilizado, não aproveitando todo seu potencial, seu estudo, seu conhecimento.
Muitas destas atividades que não nos agrega podem ser automatizadas, para que não precisemos pensar nelas, mas sim no resultado da informação. E quando falamos de uma atividade, podemos estar falando de todo um processo, envolvendo várias áreas, pessoas, aprovações, que não geram riqueza para a empresa. Um exemplo? Vamos falar de uma certidão negativa de débito da empresa: é uma ferramenta importantíssima para certificar a regularidade da empresa; mas quem é importante? gerar a CND ou tê-la atualizada? gerá-la não agrega valor ao processo, enquanto tê-la, permite participar de uma licitação, conseguir um empréstimo bancário, ou mesmo prestar contas a stakeholders... Agora imagine um escritório de contabilidade, com centenas de clientes, tendo que gerar CNDs destes clientes. Leva-se horas para gerar mensalmente estes documentos, mas que não agregam valor ao trabalho de quem gera, nem ao escritório, e muito menos ao cliente, pois para todos, só interessa o documento, não a forma, onde ou o tempo que levou para gerar.
Um cliente nosso consumia 120 horas mensais para gerar as CNDs de seus clientes; com o robô foi reduzido para 16 horas, deslocando os funcionários para outras atividades.
Então, temos que avaliar o que gera valor ao nosso trabalho, e parar de gastar tempo com aquilo que não nos ajuda! Um robô vai fazer sempre da mesma forma que foi treinado, no melhor tempo possível, e aquilo que ele não conseguir fazer, que serão exceções daquele processo, você ainda tem a oportunidade de "medir" o quanto dos dados que lhe chegam, chegam corretos ou confiáveis, e o quanto tempo você consome ajustando seu processo para estas exceções.
Inove e tenha um robô!