A Inteligência Artificial e o ChatGPT
Serão cada vez mais comuns sistemas de inteligência artificial, na verdade já são muito mais comuns do que a grande maioria da população pensa. Por questões profissionais eu tive que estudar o tema desde muito novo, acabei não me interessando muito por sentir que o mundo não estava preparado para isso há 3 décadas atrás, hoje com o volume de dados disponível e com a capacidade de processamento maior posso dizer que tecnicamente o mundo está mais preparado. Porém sob o ponto de vista de aplicabilidade e pensando sob a ótica social será que estamos preparados para esse salto de evolução ? Mesmo que não estejamos, é um fato irreversível e vamos ter que nos adaptar.
Sou da época em que vi centenas de digitadores serem demitidos porque eu criei um sistema que eliminava a interface humana, digitando textos que já estavam em outro sistema, criei o que chamamos de interface entre sistemas e no exato dia em que meu sistema foi pro ar, vi as pessoas serem demitidas, de início fiquei triste, aos poucos fui percebendo que era inevitável isso, alguns tiveram um acompanhamento da empresa para mudar de rumos e por anos eles já tinham sido avisados que deveriam mudar de profissão que eram os novos datilógrafos, ou como os acendedores de lampião das ruas, em pouco tempo ficariam obsoletos. Para todas essas profissões o impacto da tecnologia foi setorial, para a IA não ... o efeito seria irreversível mudando o rumo de várias profissões ao mesmo tempo e extinguindo várias. Imagine de uma vez só juízes advogados, desembargadores e etc sem trabalho a fazer porque um sistema de IA seria capaz de rever e tratar de todos os processos jurídicos parados há décadas? Imagine diagnósticos médicos feitos por um computador... ou previsão do tempo sem meteorologistas, programadores de computadores em sistemas no-code etc etc ... porém existe o outro lado da moeda que é bem menos cruel. O uso da tecnologia só como ferramenta para aumentar nossa eficiência, jornalistas escrevendo mais rápido, do email do trabalho ou daquela mensagem de aniversário num dia sem inspiração, muita coisa pode ser facilitada com o uso da IA. Estão disponíveis para as funções desde um estudante até a alta gerência, para uma grande empresa ou um freelancer, porém o protagonismo sempre é o do ser humano! Existem nuances do nosso humor, complexidades sutis da criatividade humana, culturas regionais, identidade e outras coisas que nunca serão respondidas por respostas genéricas. A inteligência artificial nunca substituirá profissionais, mas profissionais que usam IA, com certeza vão substituir os que não a usam.
Se pensarmos no ser humano com um ser meramente intelectual podemos estar chegando num limite importante, porém se formos pensar que um ser humano tem todo um lado sensível e psico-espiritual aí o caminho é mais longo e tortuoso para a tecnologia. Acontece que muitos seres humanos são meramente isso ... um ser intelectual! Não se trata da tecnologia alcançando o homem mas o homem se rebaixando ao lugar de uma máquina. Cada vez mais se faz necessário desenvolver habilidades como a de se fazer perguntas, ter uma habilidade de comunicar com empatia, ter criatividade, conhecimento amplo de várias matérias, comunicação assertiva, pensamento crítico e analítico e um tanto de indignação que nos faz mover pra ser mais que uma mera máquina. Enquanto não houver essa clareza, a IA vai seguir aumentando as desigualdades entre as pessoas.
Head Of TI at Torre e Cia S/A
1 aHá cerca de 34 anos comecei a "brincar" com Prolog. Pena que não me aprofundei em IA.
Especialista de Projetos ITIL - Analista de Negócios e QA em TI - Palestrante
1 aBelo texto. Amanhã, na minha coluna, abordarei o mesmo assunto. (O texto já está escrito, risos, posso mandar o print com a data de criação do arquivo!). Mas seguimos por "linhas semelhantes", mas sem muitos cruzamentos, obrigado por dividir conosco.