Inteligência Emocional – Como lidar com as diferenças?
Dentro das organizações é necessário bater em três pontos principais: Pessoas, Processos e Produtos.
A grande maioria dos intraempreendedores, gastam muito tempo pensando e falando em processos e produtos e quando falam em pessoas, pensam somente na equipe: Como treinar a equipe? O que fazer e o que não fazer? Entre outros.
Porém, acabam esquecendo de uma das pessoas principais dentro do processo, que nada mais é do que ele próprio.
É muito comum os líderes prepararem as equipes e não se preparar para um momento tão “complicado” que é colocar em prática sua gestão, ainda mais em um país em que as regras mudam o tempo todo.
Portanto, é importante ressaltar a importância de se auto avaliar e o que deve levar em conta no momento de manter suas relações internas; Em como preparar toda a equipe e não esquecer de se preparar.
Uma das situações fundamentais e que muitas vezes acabamos por esquecer, é trabalhar o lado emocional ... Sua inteligência emocional.
Como eu devo me preparar para lidar com pessoas com perfis diferentes do meu? Pessoas que tem valores diferentes, pensamentos e ideias diferentes das minhas?
É muito comum um líder colocar o seu amor, os seus valores nos empregados, para que assim eles tenham a mesma paixão pelo negócio.
Logo, como ter inteligência emocional para lidar com isso? Como não me contaminar pelas diferenças? E como eu posso contaminar positivamente as pessoas que estão a minha volta?
À partir dessa discussão disponibilizaremos por e-mail aos interessados, um questionário extremamente simples, para que possam saber qual o perfil de vocês dentro da inteligência emocional. Como você lida e o quanto a inteligência emocional influencia na relação com seus funcionários e/ou colegas de trabalho?
Dentro dos 3 P´s, quando se trata de PESSOAS, é mais do que necessário, nos incluirmos nessa história. Muitas vezes esquecemos de nós, e esquecemos também que as pessoas têm valores diferentes.
Inteligência emocional é saber lidar com as diferenças ... Como você vê as diferenças? Você tem facilidade em lidar e entender o outro lado da mesa? Perceber que os profissionais ao seu redor muitas vezes não terão o mesmo amor que você tem pelo negócio, te faz contaminar-se?
Sobre liderar, a questão principal é: O trabalho que o gestor realizará em cima dos funcionários, valorizando-os, entendendo o jeito de cada um e sabendo o que é importante para eles, acaba por trazer os funcionários para perto dele.
Portanto, muitas vezes, não tem nada a ver com dinheiro, e sim com os valores. No momento em que se conseguir resgatar os valores das pessoas, e que de fato elas são importantes para a empresa, mais resultados terá.
É um grande desafio, pois não é fácil mudar o seu jeito de pensar. Lembrem-se: para mudar um hábito ou um comportamento, demora-se em média três meses, portanto é preciso encarar o desafio.
Essa é a grande “sacada” do negócio. Você precisa se adaptar a cada estilo dos funcionários. Quanto mais motivados os funcionários estão, mas o negócio acontece com sucesso.
É muito importante que todos preencham o questionário para entender o nível de inteligência emocional. E assim ter a percepção do que é preciso mudar em si.
Ressaltando que é necessário que entrem em contato conosco por e-mail, e nossa equipe se prontificará a enviar o questionário sem qualquer custo ou compromisso com nossa empresa.
Lembrem-se: ‘ A MUDANÇA É UMA PORTA QUE SE ABRE POR DENTRO’
Quer saber mais sobre os temas nos quais abordamos em nossos treinamentos, palestras e workshops?
Contate-nos:
talita@grupocarreiro.com.br / karen@grupocarreiro.com.br