Investigando o SEU caminho do sucesso

Investigando o SEU caminho do sucesso

Seja bem-vindo(a) à 7ª edição dessa newsletter preparada com todo o carinho para trazer aquela dose mensal de conhecimento que vai ajudar você e seus liderados a trilhar o caminho da excelência.


Você investiga e destrincha seus sucessos?

É bastante comum a gente ficar remoendo as coisas ruins que acontecem, planos não executados, resultados não atingidos. Queremos saber o que fizemos de errado.

E as coisas boas? Você dedica algum tempo a entender o que você fez pra dar certo? Que ação você tomou para atingir o objetivo?

Grande parte das pessoas mergulha no que deu errado e passa batida pelos sucessos.

Sabe qual é o problema disso?

Sem entender o caminho que nos levou ao objetivo, não conseguimos replicar de forma intencional em situações futuras.

É errando que se aprende.

Será mesmo? Eu discordo.

Imagine-se num labirinto. Você pode errar a rota de saída uma, duas, três vezes antes de achar a certa.

Em todas essas tentativas, você aprendeu algo: os caminhos que não funcionam.

Mas você ainda não sabe o que funciona até que acerte pela primeira vez.

Criando o hábito de analisar sucessos

Dentro da abordagem de pontos fortes, analisar sucessos é uma etapa fundamental.

A partir dessa reflexão é possível relacionar com clareza como seus pontos fortes se mostram na prática e como te ajudam a ser bem-sucedido.

Para quem não está acostumado a fazer isso, segue aqui uma sugestão para ajudar a começar.

1) Separe um tempo específico para essa atividade: pode ser ao final de cada dia ou no fim da semana, como preferir.

2) Registre seus sucessos: das coisas mais simples até as mais complexas. Por exemplo: cumpri todos os meus compromissos mesmo com os imprevistos que surgiram; mantive a rotina de exercícios; consegui aprovação de um projeto no trabalho; conduzi bem uma conversa difícil com alguém.

3) Para cada sucesso, identifique o que, especificamente, você fez e qual habilidade usou. Perceba seus pontos fortes em ação.

Fazendo esses 3 passos com consistência, quando menos esperar você terá um inventário de sucessos e o caminho que usou para atingi-los.

Além de se sentir maravilhoso(a) e merecedor(a), você já saberá como usar seus pontos fortes em qualquer desafio que aparecer futuramente.

 

Não existe um único jeito de ser um bom líder

Você tem que ser assim, tem que fazer dessa forma, agir dessa maneira.

Eu tenho pavor de “tem que”. Sempre falo: ninguém “tem que” nada, beleza?

Por isso, amei descobrir que uma das premissas da abordagem de pontos fortes é que pessoas diferentes atingem um mesmo objetivo por caminhos diferentes.

Ou você não conhece excelentes cantores, todos muito diferentes uns dos outros? E excelentes vendedores que conquistam clientes de formas distintas? A mesma coisa em relação à liderança. Líderes podem ser excepcionais pelos mais variados motivos.

Como? Usando seus pontos fortes individuais para servir às pessoas de uma forma autêntica, genuína e que gera muito valor.

Líderes que atingem resultados acima de média e deixam marcas positivas nos liderados são assim.

Para evidenciar isso na prática, o CEO da Gallup, Jon Clifton, fez uma série de entrevistas com líderes que colocam seus pontos fortes em prática para atingir resultados.

São personalidades do setor público e privado como Vinton Cerf (VP e Chief Internet Evangelist do Google), Robin Sanders (CEO – FEEEDS e ex-embaixadora dos EUA na Nigéria e República do Congo) e tantas outras.

Essas pessoas, muito diferentes entre si, demonstram as competências de lideranças (comunicação efetiva, habilidade de tomar decisões, inteligência emocional, etc) de um jeito único e eficaz, usando suas melhores habilidades para chegar ao objetivo.

Para conferir todas as entrevistas, clique AQUI.

Aposto que vai servir de inspiração para você usar seus pontos fortes também!


Novo relatório Top 5

E o ano começa com uma notícia muito bacana pra quem já fez (ou pensa em fazer) a avaliação CliftonStrengths na versão do relatório mais compacto, o Top 5.

O time da Gallup reformulou o relatório e ficou incrível! Muito mais direcionado à ação, facilitando o entendimentos dos talentos individuais e a aplicação prática.

Fiquem ligados que a partir do dia 20/01/24, todos que já fizeram a avaliação podem acessar sua conta no site da Gallup e fazer o download do novo modelo.

Se quiser matar a curiosidade, clica AQUI para ver uma amostra (esse arquivo está em inglês, mas a Gallup vai liberar o novo relatório em diversos idiomas, inclusive Português e Espanhol).

Não deixem de baixar a nova versão, que está mais completa e similar ao relatório All 34. Vale muito a pena!

 

Por hoje é isso!

Convido você a seguirmos juntos(as) em 2024 na jornada da excelência e dizendo #AdeusMediocridade.

Gostou dessa edição? Deixa seu like!

Acha que o conteúdo pode ajudar alguém que você conhece? Compartilha!

E se quiser receber as edições sempre em primeira mão, assina a newsletter.

Um abraço!

 



Yuji Kyosen Shimizu

Nipponflex | Longevidade saudável | Saúde e Bem Estar | Qualidade do Sono | Qualidade de vida | dores lombares

11 m

Patrícia Fauth, todo negócio fechado é um sucesso, analisar os motivos não tenho o hábito, mas tenho registro de todo o processo de cada uma das vendas de ARS, do contato inicial, negociação até o fechamento e os contatos de pós vendas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos