A irritabilidade dos novos pais
Em certo momento, pai e mãe parecem entrar em um "modo de fazer contínuo", em que não há espaço para descanso ou lazer. Além disso, a casa parece que vai ficando cada vez menor, já que o bebê ocupa, incrivelmente, muito espaço. Sem falar nos acessórios, que são muitos!
Com a sensação de falta de espaço e de tempo, os pais tendem a ficar cada vez mais irritados consigo mesmos, com o parceiro e até mesmo com o bebê.
O primeiro passo é ter em mente que essa é uma fase transitória, e que quanto antes o casal se ajudar, mais fácil será passar por essa fase. Outro ponto é aceitar que as coisas ficam um pouco fora do eixo por um tempo, pois são muitas mudanças que acontecem juntas. Entender que seu parceiro também está se sentindo irritado, cansado, carente, facilita o processo, a divisão das tarefas e a ajuda mútua.
É importante entender também que em alguns momentos é bom ficar sozinho, ter atividades de lazer e praticar o ócio, se afastando um pouco do núcleo familiar. Se por possível, intercale esses momentos com seu parceiro. Se isso for feito de forma moderada, pai e mãe conseguem reabastecer suas forças e ter mais condições para se entregar para a família novamente.
Lembre-se também que você pode procurar ajuda psicológica caso o desconforto permaneça. Ninguém precisa passar por essa jornada sozinho. O especialista pode te ajudar a resolver seus problemas de forma prática e eficiente.
Escrito por Família Theia e Ricardo Lemos (psicólogo)