A jornada para se tornar uma empresa data driven de sucesso

A jornada para se tornar uma empresa data driven de sucesso

Vivemos em um mundo hiperconectado, onde a jornada do cliente já começa no digital, e as organizações precisam ser mais ágeis para estarem em constante renovação e se manterem competitivas. 

E a única forma de fazer isso é sendo uma empresa data driven, que coloca os dados no centro de todas as decisões estratégicas.

Uma pesquisa da McKinsey mostrou que as empresas data driven têm 23 vezes mais chances de terem melhores resultados na aquisição de novos clientes, 19 vezes mais chances de permanecerem lucrativas e aproximadamente 7 vezes mais chances de reter consumidores.


O que é e por que uma empresa data driven?

Ser uma empresa data driven vai muito além de colocar números em planilhas, registros em banco de dados ou coletar grandes volumes de informações. 

É preciso analisá-las e transformá-las em ativos valiosos que vão balizar a tomada de decisão, desde a identificação de oportunidades de mercado até a avaliação de desempenho dos produtos.

Pode parecer que essa mentalidade só serve para grandes big techs, mas a análise avançada de dados pode ser aplicada em diversos negócios

  • Em mercados para entender como a disposição dos produtos nas gôndolas ajuda a vender mais;
  • Nas farmácias para prever melhor a demanda de medicamentos sazonais;
  • E até em escritórios de advocacia para identificar padrões em casos anteriores e antecipar resultados legais.

Os desafios da jornada data driven e como superá-los

Os desafios para se tornar uma empresa data driven vão desde questões técnicas até uma resistência cultural por parte do time, que podem acabar freando os avanços de muitas companhias nessa jornada de transformação digital.

Muitas organizações já coletam dados, por exemplo, mas poucas conseguem de fato extrair os insights daquelas informações. Uma pesquisa da Dell mostrou que 76% das empresas brasileiras coletam dados mais rápido do que são capazes de analisá-los.

Além disso, os profissionais ainda não estão capacitados para consolidar a cultura data driven, como mostrou um estudo da EY: só 7% dos executivos relataram trabalhar com alto nível de maturidade de dados e uma estratégia bem estabelecida.

Mas como fomentar uma cultura de dados na empresa?

Ainda que não estejamos falando sobre nenhuma novidade, não quer dizer que se tornar uma empresa data driven é fácil. Veja algumas dicas:

  1. Incentive a análise de dados em diferentes times para além da área de tecnologia; 
  2. Adote tecnologias para análise de dados, como plataformas de BI, ferramentas de análise preditiva e Inteligência Artificial; 
  3. Trate dados como um produto e dê a mesma importância que você atribui a outros ativos valiosos da empresa; 
  4. Invista em gestão de dados e governança para proteger adequadamente as suas informações;
  5. Promova a integração de dados entre áreas para garantir uma visão holística e abrangente;
  6. Capacite seu time em Data Science e IA para transformar grandes volumes de dados em informações valiosas.


Aqui na Alura Para Empresas você encontra mais de 1500 cursos, com estudos de casos reais e conteúdos voltados para a implementação na prática. 

Quer começar esse processo de transformação digital na sua empresa? Leia mais sobre o assunto ou fale com o nosso time, estamos prontos para te ajudar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alura Para Empresas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos