Líderes do Brazilzilzil
O Conselho de Administração de uma grande empresa é significativamente alterado. A maioria dos novos conselheiros não conhece a empresa e o produto da empresa. Sua primeira medida é demitir de uma só vez toda a Diretoria, inclusive o Presidente. A segunda medida é convocar uma reunião com todo o corpo Gerencial e Superintendentes e explicar que a empresa necessitava de um novo direcionamento, mas que o trabalho até aqui feito por todos foi excelente e um case de sucesso. A intenção agora é de melhorar o conquistado até agora e que todos estão de parabéns. Ninguém tinha a menor razão de ficar preocupado, pois não haveriam demissões, pois quem estava ali dominava e conduzia eficientemente a empresa. Pede mesmo a confiança e a ajuda de todos nesta nova fase.
Um ano depois, TODO corpo Gerencial e Superintendentes estão demitidos (quase 30 colaboradores). Eu disse TODOS, em bandos.
Eu me questiono sobre que tipo de executivos temos em nossas empresas? Para que fazer este teatro e agir tão covardemente? Mudanças são normais em uma alteração de estrutura, mas TODO o corpo Diretivo e Gerencial ? Isto vai garantir a memória e a perpetuação da empresa? Realmente estamos mal de Líderes.
Isto, guardando as devidas proporções me lembra uma situação em que prisioneiros recebiam um sabonete e sorrindo os chefes diziam: podem entrar na sala e ficar tranquilos; vocês só vão tomar um bom banho.