Liderança no Compliance
A liderança é construída no dia a dia e as pessoas seguem seus líderes por acreditarem neles. Por isso, no dia a dia, para a devida implantação dos programas de compliance, os Líderes precisam ser a peça chave de todo o processo.
Já temos dito que, compliance é utilizado para designar as ações para mitigar riscos e prevenir corrupção e fraude nas organizações, independentemente do ramo de atividade. As motivações para a adoção de compliance nas organizações são várias como a corrupção, que em suas várias formas, provoca prejuízos financeiros imediatos, destrói a imagem e a reputação das organizações, aumenta os custos de investimento e alimenta condutas nocivas para o desenvolvimento econômico e social.
A liderança tem um papel fundamental no processo da aplicabilidade do compliance, não apenas pelo poder de implementá-lo, mas precisamente por exercer o poder, em si, objeto das reflexões sobre ética. O Líder como orientador é tido como exemplo no ambiente corporativo exercendo o poder, e a forma de exercê-lo indicará seus valores e princípios morais ou éticos.
A forma como o líder exerce tal poder vai definir como a organização vai se portar. Um colaborador pode cometer uma fraude e causar prejuízos, mas o líder pode instituir um sistema corrupto ocultando o fato e/ou não aplicando as devidas sanções.
Portanto, é dever da empresa estar sempre em acompanhamento dos seus líderes para que esses sempre tenham em mente que são responsáveis por orientar e dar o exemplo, sendo assim o líder precisa se valer da burocracia para balizar a conduta ética dos liderados.