Liderança não é cargo - Capítulo 5: Clima Organizacional
Quando falamos em clima organizacional temos uma tendência em pensar em empresas que dão grande liberdade para todos seus funcionários, um ambiente de humor e risadas. Embora isso se enquadre na definição de clima organizacional, devemos lembrar que cada segmento de mercado e cada empresa são de um jeito diferente, e suas organizações são diferentes, o que faz com que o clima organizacional positivo em cada uma delas seja diferente. Por exemplo, imagine uma empresa de advocacia com o clima organizacional do Google, com brincadeiras, risadas, cores, falta de cargos fixos, etc. Simplesmente não funcionaria.
Então, como fazer sua parte para garantir o bom clima organizacional? Isso é, na verdade, bem fácil. A primeira coisa a se fazer é ter certeza que você realmente quer estar naquela empresa e função. Se não estiver, nem adianta tentar, pois você pode até se manter bem a curto prazo, mas com o passar do tempo, suas atitudes e posturas deixarão clara sua insatisfação, o que irá influenciar negativamente o clima da equipe. Não gosta do que faz atualmente? Foque na parte positiva para tentar levantar seu espírito, e pode procurar que você sempre vai achar, nem que seja apenas o pagamento, os amigos, alguma parte específica do processo. Lembre-se que suas atitudes começarão a refletir nas atitudes dos outros conforme você estiver trilhando seu caminho para a liderança. Entenda o clima da empresa, seja cordial, simpático, respeitoso.
Mas, novamente, um líder precisa ir além disso. Você terá que perceber, realmente ler nas entrelinhas quais são os focos de atrito na sua equipe para que você consigo solucioná-los. Seja positivo, tente entender o que realmente está causando o problema e se ele estiver além de sua alçada, leve-o para quem possa cuidar dele. Mantenha em mente que, como vimos anteriormente, líderes devem ser o exemplo, então é uma das suas funções mostrar qual é o clima organizacional buscado e adequado, sendo um exemplo dele. Deixe seus problemas pessoas para trás e transforme problemas profissionais em oportunidades.
Existem vários fatores internos que podem influenciar no clima organizacional, e, as vezes, até mesmo o que deveria gerar alegria, como uma promoção, pode gerar problemas caso exista descontentamento por outras pessoas do time. Como líder, tente explicar a razão dos reconhecimentos, pois as pessoas não possuem toda visão sobre o trabalho das outras que você possui. Mesmo que você não possua o cargo, reforce algo positivo e notório sobre a pessoa que está sendo reconhecida, preferencialmente com exemplos. Em casos de conflito interno, faça sua parte como mediador para que este conflito não cause problemas e discussões. Bem trabalhadas as visões diferentes que geram tais confrontos normalmente podem ajudar muito em projetos específicos.
Existem vários fatores externos que também influenciam o clima organizacional. Algo simples como um ar condicionado quebrado pode gerar grande desconforto em todos da equipe, o que, caso prolongado, pode atrapalhar o clima organizacional. Comunicados com decisões da alta gerência que não agrade a equipe (hora extra de final de semana, por exemplo) também pode atrapalhar o clima. Provavelmente você não terá muito controle sobre elas, mas tente mostrar a parte positiva, como os ganhos extras, e tente mostrar que compreende a insatisfação de sua equipe, mas que você está junto dela nestes momentos também.