LIFELONG LEARNING: ESTUDO POR TODA A VIDA.
Este breve texto tem o intuito de abordar o conceito lifelong learning, isto é, aprendizado ao longo da vida. Também conhecida como educação continuada.
Atualmente, virou obrigatório nos capacitarmos por uma vida toda... Para quem gosta, isto é sensacional! Bem parecido com a tradicional frase do matrimonio: até que a morte nos separe.
Por que? Simples, o modelo tradicional do século passado, do qual eu e você fizemos parte, já não é suficiente para preparar as pessoas para o futuro. Se você pensa que fazer uma faculdade garantirá seu futuro, ou um curso online, está enganado! Isso porque educar uma pessoa apenas durante uma parte da vida dela, em uma fase específica, ja não faz o menor sentido.
Duvida? Olhe do muro para fora. Nossas competências talvez não façam mais nenhum sentido. O que nos trouxe até aqui, não necessariamente irá nos manter. O novo modelo de aprendizagem começa na primeira infância e nos acompanha até o caixão.
Outro aspecto que acho positivo, partindo desse contexto, entende-se que qualquer pessoa tem a capacidade de aprender, independentemente de cabelo branco, calvície ou do método de aprendizagem. (e hoje tem tanta opção bacana!). Por isso, aquela síndrome de Gabriela – “eu nasci assim, eu cresci assim...” – não tem mais vez no mundo moderno. As pessoas adquirem novas habilidades para substituir as que se transformaram obsoletas, é darwinismo e ansiedade no mesmo pacote.
Parte da evolução (no mercado e na vida) acontece quando isto não é um problema, quando existe prazer no processo e a empresas entende o valor do desenvolvimento contínuo. Ainda hoje, achar que o aprendizado tem data para acabar, é um pensamento extremamente linear em um mundo exponencial, e acima de tudo, BANI - frágil, ansioso, não-linear e incompreensível.
Parece que, nessa corrida por trabalho, o mercado está à frente da educação. Na pratica, não adianta buscar conhecimento técnico e ignorar suas capacidades socioemocionais, que podem ser aprendidas e desenvolvidas.
O conceito de lifelong learning, utópico para alguns, até o ano de 2020, veio e não tem volta, para empresas de todos os portes, virou questão de sobrevivência, mudança e adequação. O mundo mudou. Para alguns isto é doloroso, o fim, para outros um novo começo. Quais as certezas num mundo incerto?
Augusto Uchoa