MÁSCARAS DE PROTEÇÃO OU DE SABOTAGEM?
(...) Na mesma máscara negra
Que esconde o teu rosto
Eu quero matar a saudade
Vou beijar-te agora
Não me leve a mal
Hoje é carnaval
Você sabia que muitas vezes, independente do carnaval, utilizamos algumas máscaras na intenção de nos proteger de algumas circunstâncias, ou por acreditar que aquele é o melhor papel e elas tem um grande impacto nas nossas vidas e carreira?
Vou listar algumas para ver se você se identifica, e se alguma vez foi ao seu bau de fantasia e fez uso de alguma delas...
A máscara de vítima- ela te dá o poder da invisibilidade, da impotência e da culpabilidade ( culpar o outro, a empresa, o governo, o gestor, o par)
A máscara de super herói -Ela te dá o poder de não ter limites, de não aceitar limites (nem os seus nem o dos outros).
A máscara do bravo / indiferente - Ela te dá como poder o escudo de proteção, a insensibilidade ( o não sentir para não ter que lidar)
A máscara do bonzinho- Ela te dá o poder da agenda universal... Onde você sempre conseguirá ,independente da sua vontade ou capacidade , incluir-se em alguma demanda do outro ( reunião, compromissos, urgências, dramas,etc..).
Vamos ver se com exemplos, fica mais claro...
Alguma vez você se colocou em alguma situação em que você se viu sem saída e ,começou a justificar seus resultados ou a falta deles, começou a achar culpados (os critérios injustos de promoção, a falta de métrica da política de Bônus, a falta de maturidade da sua equipe) por fim, começou a expor toda a sua indignação com queixas sistematizadas aos seus colegas e pares mas , não falou para as pessoas que realmente resolveriam o assunto? Esta é uma característica da vítima. Ela não quer resolver, ela quer continuar como impotente. Isso te protege de ter que entrar em ação.
Ou, em um determinado momento da sua sua vida ou da sua carreira , você elegeu o super herói que você deveria ser? O SUPER pai, a SUPER gestora, a SUPER funcionária, a SUPER mulher, o SUPER homem. E a partir daí você atribuiu a eles as características e poderes específicos de acordo com o seu modelo IDEAL, e é neste momento que você desconsidera a si mesmo e seus limites e recursos e começa a viver a partir do IDEAL. Porque o SUPER não pode errar, não tem limites, não pede ajuda..
Tem também aquele que não pode "levar desaforo pra casa" está sempre em estado de alerta e na defensiva. Responde a estímulos diferentes com o mesmo recurso. Geralmente a broca é grande demais para erros pequenos e erros graves. Não flexibiliza, não contextualiza e a cima de tudo não faz conexões para que não corra o risco de se envolver e perder o controle.
E para finalizar o nosso baile de máscaras, lá vem ele o senhor "POSSO TE AJUDAR?" , vejam não te problema nenhum e ajudar em colaborar, mas este personagem faz uma mutreta das grandes, em busca de aprovação ele tira o NÃO do seu dicionário e aceita todas as demandas que o outro lhe trouxer.. Ele abandona o que é dele para cuidar do que é do outro ( sua agenda, tarefas, carreira)... E no final do dia se frustra porque ele não atingiu o seu objetivo o Reconhecimento. Não o reconhecimento que ele achava devido depois de tanto esforço.
Você deve está se perguntando, mas se é tão ruim assim porque fazemos isso? Por que por trás de cada uma destas máscaras tem uma INTENSÃO, uma boa intenção que é de proteção. O nosso sistema irá nos proteger de acordo com as necessidades que temos que atingir ( mas isso é tema para outro post). Por isso, temos atitudes que são mascaradas de positivas, mas que no fundo não nos ajuda , não nos promove. Pelo contrário, nos tira do baile.
Então, se for para usar uma máscara que seja no carnaval!
Não deixe que as INTENSÕES de proteção te tire o seu brilho natural, a suas forças porque mesmos os super heróis sabem que exitem as criptonistas...
Não deixe que a máscara negra esconda o seu rosto! Traga para a consciência os seus recurso, mapeie como os seus comportamentos estão te ajudando ou atrapalhando no seus resultados! Eu posso te ajudar! Escreva aqui pra mim que máscaras mais te atrapalham a alcançar o seus resultados?
#resultado; #carreira; #sabotagem;#autoconhecimento; #transiçãodecarreira; #motivação;#engajamento;