MÃE, POSSO DORMIR FORA?
- Mãe, posso dormir na casa do meu amigo?
Quem tem filhos não tão pequeninos certamente já se deparou com essa frase, seja de seu próprio filho querendo ir à casa do amigo ou a situação contrária. E aí, já pararam para prestar atenção na sua reação? E o que essa pergunta exige de nós, pais?
Mil dúvidas podem surgir, tais como: Devo permitir ou não? Quando é hora de meu filho começar a dormir fora de casa? Quem é o amigo e como é a família dele? Vou ter trabalho se um amigo vier dormir aqui? E se ele der trabalho no meio da noite? E se tiver dificuldade de comer ou de se cuidar?
Saber dosar nossas atitudes para equilibrar a formação de nossos filhos é fundamental, mas nem sempre tão fácil ou simples. Por isso, parar para pensar um pouco a respeito do assunto pode ajudar bastante. Alguns pontos de reflexão podem ser:
- Devemos proteger nosso pequeno ou estimular sua independência?
- O que isso afeta no processo de socialização dele?
- O que queremos construir com essa nossa escolha?
- Como vamos apresentar nossa decisão à criança e como ela verá essa resposta?
- Por que essa é a melhor alternativa?
- Quais os riscos e ganhos envolvidos nas respostas SIM ou NÃO?
A verdade é que não existe regra clara e nem definição absoluta de certo ou errado para essa decisão. Nós pais precisamos avaliar cada situação especificamente, considerar nossos objetivos e ter em mente a responsabilidade que carregamos de educar um filho não para nós mesmos, mas com o propósito de prepará-lo para a vida. Todas as opções são possíveis e ricos aprendizados podem ser colhidos sempre que paramos para refletir sobre os prós e contras de cada escolha que fazemos para a vida de nossos maiores tesouros.
Com o tempo, as crianças se desenvolvem, amadurecem e quando nos damos conta, nossos bebês de ontem se mostram muito mais maduros do que imaginávamos. Sim, os filhos crescem numa velocidade incrível e o que mais desejo para mim nesses momentos é poder curtir cada etapa, me surpreender com cada conquista e amadurecer enquanto mãe, assim como eles amadurecem enquanto pessoa.
É, acho que a maternidade faz de mim uma pessoa melhor...
Com Amor,
Renata Abdelnur
Life Coach / Coach Parental
Mulher Essencial