#M05 - O poder de fazer coisas chatas

#M05 - O poder de fazer coisas chatas

Tá todo mundo com a cabeça fudida - essa é a grande conclusão que eu cheguei com essas newsletters aqui. Nas 4 primeiras eu acabei trazendo e escancarando problemas e isso foi bem importante, mas agora é hora de mais trazer solução do que problemas.

Olhado para trás, eu percebi que existem 4 grandes coisas (vou usar o termo “poderes” pra ficar mais vendedor e apelativo 😬) que eu fui aprendendo com o tempo que foram muito transformadoras para mim e me ajudaram a superar os vários dos desafios e medos que eu trouxe nos últimos textos.

Óbvio que sempre com muito espaço para melhorar, mas essas 4 me ajudaram demais.


Antes de começar….

…. um aviso importante! Semana passada fiz a live “Ganha o jogo quem vende melhor” explicando como as empresas tomam decisões, como isso afeta o seu valor e o que você tem que fazer para se tornar um profissional mais caro e valorizado. Até lançamos uma mentoria gratuita pra ajudar algumas pessoas com esse desafio.

No alt text provided for this image
Além do conteúdo, olha que lindeza de cenário no nosso estúdio novo. Tá doido. Merece sua audiência.

Inclusive tão me enchendo tanto o saco que vou deixar pública mais tempo, mas ai pra isso vai ter que virar meu lead 😂 Então se você quiser assistir, clique aqui.

Voltaaaando

A parte mais difícil dessa história toda de jornada de desenvolvimento e carreira não é exatamente a parte técnica. Eu já cansei de falar: aprender Marketing, Growth ou qualquer outra disciplina não é tão difícil.

O mais difícil nessa história é controlar a ansiedade, ter paciência para o longo prazo, ter coragem para fazer as coisas que dão medo e insegurança, não deixar a síndrome do impostor tomar conta, ter humildade de assumir os medos, etc etc.

Ou seja, o mais difícil é controlar a sua cabeça.

Os seus pensamentos.

O seu MINDSET (selo #coachMineiro 😎 ahuuhauhauhahu).

Então nas próximas 4 newsletters eu vou trazer quais são para mim os 4 grandes poderes pra manter a cabeça no lugar e conseguir progredir.

Como você poder ver no título aqui, o primeiro é:

O poder de fazer coisas chatas

Ano passado a gente gravou aqui no GLA um podcast bem legal, o 220. Entrevistamos várias pessoas relacionadas ao mundo do alto desempenho: atletas, profissionais da saúde, executivos, etc. Algumas dessas pessoas multi-campeões mundiais em suas categorias.

De longe o ponto comum que une todas as pessoas é um só: disciplina. E pra não ficar um termo muito amplo ou aberto a interpretação, a melhor definição de disciplina dessas pessoas era: a capacidade de fazer as coisas que precisam ser feitas, e não que você quer fazer. Mesmo que elas sejam chatas, desconfortáveis.

Aprender a fazer coisas chatas é muito poderoso porque a vida (especialmente a profissional) é um grande amontoado de coisas chatas com alguns picos de coisas boas no meio.

Parece meio pessimista mas não é.

Aprender a fazer coisas chatas vai te ajudar a estudar as coisas importantes que ninguém quer estudar.

Aprender a fazer coisas chatas vai te ajudar a trabalhar em projetos que ninguém quer.

Essa disposição e coragem vão te gerando aprendizados diferentes e te tornando uma pessoa rara. E lembra… o capitalismo premia coisas raras.

O segredo: todo dia uma coisa chata e desconfortável

Uma coisa nessa história que me marcou é que a grande maioria desses atletas de altíssima performance continua achando a maior parte das tarefas algo chato. A diferença é que de tanto se expor e repetir aquilo, acabam criando uma tolerância enorme e passam a sofrer menos.

Então esse foi um aprendizado que eu venho tentando colocar em prática TODOS os dias: fazer algo chato e desconfortável deliberadamente, pra ir criando casca e tolerância. Desde ir a academia (chato pacaralho), passando por comer algo que eu não gosto mas é necessário, até a parte do trabalho que me deixar desconfortável como gravar, me expor etc.

Com o tempo, você se importa menos, sofre menos, abaixa a cabeça e manda bala.

Então o recado é esse: todo dia alguma coisa chata. Todo dia alguma coisa que você não quer mas precisa fazer. Todo dia.

Grande abraço

Mineiro 🧀 (ficando chato de tanto fazer coisas chatas 😅)

ps: vai lá assistir a aula do “Ganha o jogo quem vende melhor”. Coloca no 2x e seja feliz. Assiste aqui.

Daniele Guarez

Co-fundadora, Sócia e Head de Cultura na Marvee

1 a

Tu é foda, meu amigo! Compartilhei com o time aqui! Essa vida instagramável confunde a gente. Esquecemos que "a vida (especialmente a profissional) é um grande amontoado de coisas chatas com alguns picos de coisas boas no meio." Sempre bom lembrar disso. E, especialmente que "o capitalismo premia coisas raras" 🚀 ! Bora pra cimaaaa

Tiago Brito

Um apaixonado por: Performance | Growth | Dados | Business 🔥

1 a

todo dia uma coisa chata, isso muda o jogo! 👏

Vanessa Specht

Operational Finance Manager | Customer Support & Receivable at RD Station

1 a

Excelente, Mineiro! Como dizem por aí, adulto tem que fazer o que precisa ser feito e não só o que gosta! Então, bora!

Maria Eduarda Paschoal

Growth Marketing Manager @Hotmart | ex Nomad | Brazilian Portuguese

1 a

🚀

Juliane Martins

Conteúdo | SEO | Inbound Marketing | CRM | Marketing | Análise literária

1 a

Mais uma news cirúrgica - o único ponto negativo é que perdi o prazo pra tentar a mentoria gratuita hahahah

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos