"The Main Thing"
"The Main Thing
is to keep
The Main Thing
The Main Thing"
O início de uma empresa é uma das experiências mais solitárias que você pode enfrentar. A solidão amplifica a impressão de que as coisas estão andando muito devagar. Muitas vezes são semanas e até meses sem grandes conquistas pra comemorar. A ansiedade vai aumentando e uma confusão de sentimentos ruins toma conta da sua cabeça. Por várias vezes você reflete sobre "porque começou tudo isso".
Eis que após muito trabalho, tentativas e erros você começa a acertar. O primeiro cliente satisfeito recomenda para o segundo, você começa a ver os dias passarem mais rápido. A intensidade do trabalho só aumenta, logo você já tem alguns clientes e percebe que começou a atingir alguma tração.
Nesse momento, ainda "traumatizado" por um período inicial difícil de insegurança e incerteza, mas já confiante (quando não eufórico) com um futuro próximo promissor, certos personagens vão aparecer na sua vida:
- jornalistas querendo contar a sua história como o último grande acontecimento no mundo das startups;
- organizações de suporte a empreendedores fazendo convites para você participar das mais diversas conferências e premiações;
- grandes empresas querendo fazer parcerias;
- investidores querendo te conhecer melhor.
Cuidado! Esse é um dos momentos mais perigosos da vida de um empreendedor. Você nunca teve atenção, muita gente duvidou de você, muita gente fechou as portas para você. De repente uma onda de vaidade te acolhe e alimenta seu ego. Como uma droga, isso te traz uma sensação deliciosa. Só que como uma droga também cobra um preço alto se você se deixar levar por ela.
É bom estar na revista de negócios que seus antigos colegas vão ler, é bom postar isso no Instagram/Facebook para que toda sua família e amigos vejam. É bom estar no palco contando como foi passar por todos os desafios e ser reconhecido. É bom ver aquela empresa grande cheia de dinheiro, clientes e possibilidades vir discutir como fazer negócio com você. É bom ver gente com dinheiro querendo investir em você, comprar um pedaço da sua empresa. É bom demais se sentir "o cara".
Só que sua empresa não vive de você ser "o cara". Sua empresa vive de tração. Sua empresa vive de conseguir novos clientes, tratá-los bem e ganhar dinheiro com isso. Esse deve ser o foco! Mídia, conferências, parcerias, etc. somente se trouxer algum resultado prático para o negócio. Não faça por você, faça pela empresa.
MÍDIA
Aparecer em revistas e jornais apenas com o objetivo de trazer mais clientes e credibilidade. Você até pode aparecer como porta-voz da companhia, mas quem deve ser o foco é ela e não você. Conte sobre o que sua empresa faz de diferente, conte sobre clientes satisfeitos, mas não fique contando de você. Busque estar em veículos que falam com seu público, não nos que falam com seus amigos e familiares. A mídia deve ser um instrumento para posicionar sua empresa como autoridade no assunto em que você está inserido e alimentar seu funil de vendas. A mídia não deve ser um instrumento para alimentar sua vaidade.
Fique atento que geralmente picos na mídia espontânea gerada por press releases não trazem muito resultado, eles vêm com a consistência de presença. É por isso que grandes marcas adotam "endereços" de frequência e canal quando compram mídia. Não basta fazer um esforço isolado. Se essa for sua estratégia, crie um plano para que a mídia ajude a construir a reputação do seu negócio. Eventualmente contrate uma assessoria de imprensa para te ajudar com isso. Escolha aquelas que já fazem um bom trabalho com outras empresas parecidas com a sua.
E lembre-se que um grande risco é você trazer muito mais demanda do que consegue atender com qualidade. Você está preparado para o fluxo de clientes se acertar na veia?
CONFERÊNCIAS E PRÊMIOS
Tomam um tempo valioso em que você deveria estar com seus clientes, aprendendo com eles, criando soluções melhores e cada vez mais únicas. Se for participar de algum evento desses, escolha bem! Priorize aquela uma ou outra oportunidade que trará credibilidade, que abrirá portas com clientes, que ajudará a atrair talentos para sua empresa, que te conectará com mentores com amplo histórico de realização.
E nunca, jamais, em hipótese alguma viva disso. Não caia nesse erro! Viva dos seus clientes. Ter seus clientes te amando e te recomendando vale muito mais que qualquer prêmio, do que qualquer palco. Construa sua empresa para eles!
EMPRESAS GRANDES
São muito sedutoras, afinal você levará anos, talvez décadas, para ter o bolso e a carteira de clientes delas. Tenha cuidado: não caia no conto da carochinha da parceria que vai transformar a sua empresa. O que geralmente acontece na prática é que leva meses para fechar um primeiro piloto onde você ainda paga para trabalhar. Saiba que tudo tem seu preço: se você dá uma "sorte" e fecha um grande contrato acaba tendo que virar toda sua empresa para atender esse parceiro, que geralmente exige algum tipo de exclusividade por "apostar" em você que está só começando.
Um grande contrato de repente torna sua empresa dependente da grande empresa e desvia seu foco em construir um produto. Agilidade é uma das coisas mais valiosas de uma startup, talvez a maior vantagem que você têm. Enquanto você lança um produto, uma empresa grande marca uma reunião. Não perca essa agilidade! Sempre que você for fazer algo com um gorila, não importa o que seja, será do jeito do gorila.
INVESTIDORES
Todo esse buzz de imprensa, eventos, prêmios, parcerias, etc. atrai investidores como sangue atrai tubarões. Você vai descobrir que poucos investidores conseguem agregar algo e que um número ainda menor vai estar de fato interessado em investir em você. Mantenha uma relação próxima com os poucos que são capazes de trazer boas provocações/perguntas, conexões e eventualmente dinheiro. Divida seus problemas e desafios, aprenda com eles! "Always ask for advice, never for money".
É impossível prever quem vai de fato investir, depende de uma série de variáveis que nem você nem eles controlam. Manter os investidores por perto é estratégico, vai agilizar o processo quando chegar a hora de receber um aporte. Estar cercado de "alguns" é importante para melhorar seu poder de negociação e conseguir melhores termos.
Mas não avance uma conversa de investimento por que o investidor provocou. Faça isso no seu tempo, quando for a hora da sua empresa receber uma grana para pisar no acelerador. Não esteja à deriva da situação, sente no banco do motorista, esteja no comando. Quando for a hora puxe aqueles que você admira, que te ajudaram, que entendem o que você está fazendo e para onde você está indo. Crie um processo em que você controla o timing. Investidor pega carona e põe gasolina no seu carro. No máximo eles são ótimos co-pilotos, mas muitas vezes funcionam melhor simplesmente não atrapalhando sua direção e só agindo quando você pede ajuda.
Para nunca esquecer:
"The Main Thing
is to keep
The Main Thing
The Main Thing"
Quais são as 2-3 métricas que realmente importam para seu momento atual? Você está gastando quanto tempo da sua semana em aprimorar seu product-market fit? Está gastando quanto tempo em fazer novas vendas para o mesmo perfil de cliente que está amando e comprando a sua solução? Quanto tempo em buscar e atrair gente muito talentosa pro seu barco? Quanto tempo olhando para as despesas garantindo que seu caixa está saudável?
No final do dia você precisa fazer "poucas" coisas. Tire todo barulho ao seu redor. Todo barulho que te impede de fazê-las! Não perca tempo com o que não seja "The Main Thing" até que isso se torne "The Main Thing".
Co-Founder and CEO at Mimo Live Sales | Live Commerce | Retail Media | E-commerce | Top 5 Tech Disruptor Latam by Women in Tech | 48 Cannes Lions Winner | Cannes Lions Jury | Scale Up Endeavor | Fiesp
5 aAna Paula Moreira da Costa
Tornando a indústria mais eficiente e sustentável com inteligência artificial
6 aFoco, foco, foco!!!
CEO e co-fundador da Nelogica
6 aMitou Manza! Top!!!
CEO & co-founder @Wave by Bemobi
6 aMuito bom, Manza!! Que venham muitos outros pra fazer todo empreendedor refletir!
Helping businesses connect across the Food System | Growth | Marketing B2b | Business Development | Strategic Partnerships | Foodservice | Food Business
6 aBoa Manza!!!!!