mais com menos; ou melhor (mesmo) com menos?
ead-estacionamentoria.com.br

mais com menos; ou melhor (mesmo) com menos?

Os custos com mão-de-obra operacional ainda são fatores críticos dentro das operações de estacionamento.

Com a redução no fluxo de veículos, que já ocorria nos últimos anos motivada pelas mudanças comportamentais dos clientes, se agravou drasticamente com a crise sanitária e econômica estabelecida com a pandemia desde 2020.

Decisões críticas têm sido necessárias para as empresas garantirem fôlego financeiro às suas operações, e as reduções dos quadros operacionais tornaram-se inevitáveis.

Tecnologia ajuda na redução dos custos fixos com equipes

Há alguns anos a tecnologia tem se mostrado uma solução aplicada para reduzir os custos operacionais ao mesmo tempo em que garantia conforto e qualidade de atendimento ao cliente do estacionamento.

As mudanças começaram com a entrada em cena dos sistemas de passagem automática, principalmente iniciado pelo SEM PARAR, que aos poucos trouxe para os estacionamentos a solução tecnológica de passagem automática utilizada nas praças de pedágio. Mais provedores, como CONECTCAR, VELOE, e outros, se juntaram ao grupo e hoje já podem representar, em algumas praças (como São Paulo) até 70% das passagens em estacionamentos privados.

Outras tecnologias como Estações Automáticas de Pagamento e Pagamento por Celular também se uniram aos serviços que propiciaram a substituição do recurso humano por recurso tecnológico na cobrança de estadias nos estacionamentos.

Com menor recurso humano operacional, a qualidade da prestação de serviço de tornou "dispensável"?

Apesar de notarmos que em muitos casos esta relação se tornou parcialmente verdadeira, sabemos que para empresas que consideram o atendimento um fator relevante na prestação se serviços, a redução do fator humano não justifica a entrega de um serviço de menor qualidade.

Também sabemos que o cliente não "perdoa" um atendimento de baixa qualidade, independente da realidade econômica complicada que as empresas estiverem passando.

Então, como conciliar estas demandas?

Fazer "mais com menos" significa dar foco exclusivo aos resultados financeiros.
Mas, a insatisfação do cliente não resulta em perda de receita?

Existe uma relação importante neste processo:

Ter uma equipe de qualidade é sempre mister em qualquer prestação de serviços; porém, é preciso uma atenção ainda mais relevante na proporção em que esta equipe é reduzida.

Então, quanto mais reduzimos nossas equipes, mais fundamental torna-se a sua qualificação, elevando seu padrão de atendimento e excelência de serviços.

A equipe operacional e de liderança é um diferencial mercadológico importante para as empresas de serviços.

________________________________________________________________________

Quer saber mais sobre o Programa de Treinamento & Desenvolvimento de Profissionais da Estacionamentoria? Entre em contato via whatsapp

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos