Mas, afinal, como e por que usar dados nas decisões estratégicas ?
crazy bigdata

Mas, afinal, como e por que usar dados nas decisões estratégicas ?

O uso de dados propicia um melhor conhecimento, tanto sobre o próprio negócio quanto sobre outras empresas, e o benefício principal se dá no monitoramento de contextos e cenários de forma muito particular. O que isso quer dizer? Que fazendo uma análise de todas as informações disponíveis, a organização pode definir seus próprios critérios de observação do mercado.

Além disso, há sempre oportunidades dando sopa por aí na espera que alguém as encontre. E essa pessoa pode ser você! No mesmo pensamento, por meio de análises, é possível identificar os erros recorrentes - particulares e alheios - da sua área de atuação. Dessa forma, fica muito mais fácil montar campanhas que impactam diretamente os consumidores.

Os dados, portanto, entram como motor de propulsão para adquirir novas formas de exercer as ações necessárias para vencer a concorrência. Isso porque o tempo do achismo passou. Com tantas opções e caminhos a seguir, apostar em insights sem provas e indícios é dar um tiro no escuro. Assim, implementando avanços digitais na empresa e tendo os dados como parceiros de inteligência, aos poucos vai se construindo uma cultura interna que conversa com as constantes modificações de paradigma do mercado.

Um exemplo são os consumidores que, hoje, antes de qualquer coisa procuram as boas experiências. Segundo o relatório State of Connected Customer 2018, 89% dos clientes brasileiros consideram a experiência com uma empresa mais importante do que os produtos e serviços oferecidos. E isso significa que o processo inovador que tomou conta do mercado também aumentou as exigências dos compradores. 

Antes, era aceitável comprar algo de menor qualidade, pelo menor preço. Mas, agora, o que se espera são produtos e serviços excelentes e baixo custo. Esse fenômeno é mais perceptível em algumas áreas, como o campo cinematográfico, em que os serviços de streaming ofereceram novas maneiras de consumo, cada vez mais personalizadas por exemplo.

Desse modo, é interessante perceber a força que o uso de dados exerce sobre o desenvolvimento e resultados obtidos nos negócios. Assim como é importante entender que analisar contextos e cenários, usando informações precisas para isso, já não é mais um diferencial, funcionando como elemento básico nas empresas. Por isso, investir nesse campo deve trazer bons frutos para a marca também. E para potencializar os efeitos, apostar em uma plataforma Data Driven é o primeiro passo. Procure as melhores ferramentas para os seus objetivos de negócio. Conheça as Soluções da Deepen em ferramentas e consultorias de Big Data e Inteligência Artificial.

www.deepen.com.br

#deepen #ai #ia #machinelearning #bigdata #analytics #bi #inteligênciaartificial


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cristiano Vargas dos Santos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos