Melhor dia da semana
Um dos primeiros ensinamentos populares que aprendemos na infância é que “segunda- feira é o dia internacional da preguiça”. Mas, por que será que não gostamos desse dia tão magnífico?
Obviamente, relacionamos a segunda-feira ao início das atividades de trabalho e tendemos a acreditar que trabalhar é algo penoso, difícil e desagradável.
O mais incrível é que há 2.500 anos, Confúcio já nos deu a fórmula para gostar da segunda-feira e do seu trabalho: “Busque um trabalho que você ame e nunca mais terá que trabalhar na vida”.
Aí chegamos em um ponto que dificulta as coisas. Encontrar um trabalho que amamos pode ser bem difícil já que somos ensinados que o mesmo não é prazeroso. Criamos essa realidade para nós mesmos porque vamos para o trabalho com esse pensamento de desconforto, desta forma, qualquer atividade profissional será desconfortável.
Tendemos a dizer que queremos fazer algo que gostamos, mas em alguns casos a verdade é que não fazemos ideia do que queremos, neste caso, podemos aprender a gostar de qualquer coisa.
Um ponto crucial para buscar satisfação profissional é tentar enxergar seu emprego com outros olhos. Observe o que o seu esforço pode gerar de resultados não só para a empresa, mas para a sociedade.
A insatisfação profissional atinge todos os níveis hierárquicos ou ambientes profissionais, o que desmistifica a ideia de que uma boa remuneração pode fazer você gostar do seu trabalho. Acredito que daí veio a expressão “dinheiro não traz felicidade”, a verdade é que só o dinheiro mesmo não é o suficiente para tornar uma atividade agradável. Porém, temos o hábito nada saudável de confundir sucesso com felicidade, inclusive no ambiente profissional.
Felicidade é aceitar o que você tem, incluindo o seu trabalho, sucesso é alcançar seus objetivos.
Você pode não ter o emprego dos seus sonhos ainda, mas deve aceitar que para chegar ao seu objetivo profissional é preciso passar por situações que talvez você não tivesse planejado ou não fossem do seu agrado.
Aceite sua função como fonte de satisfação e se esta não for a ocupação que você quer para o resto da vida, prepare-se para o trabalho dos seus sonhos.
Quando você gosta do que faz, a segunda- feira é o melhor dia da semana.