Mentes saudáveis produzem melhor...

Mentes saudáveis produzem melhor...

Não sei se você se lembra, mas alguns anos atrás, um dos assuntos mais falados na internet era produtividade. Havia uma enxurrada de conteúdos sobre como ser mais produtivo, aumentar os resultados e melhorar a performance. Foi naquela época, por volta de 2014 e 2015, que o coaching estava em alta, e muitas pessoas estavam produzindo conteúdos sobre isso.

Naquele momento, eu estava no começo da faculdade, no meu primeiro emprego na área, e com muita sede de crescimento, como qualquer pessoa no início de carreira. Ter acesso a informações sobre produtividade e performance foi muito relevante. Porém, essa busca é como uma faca de dois gumes. No meu caso, criei uma crença que hoje frequentemente percebo nos meus atendimentos, principalmente nas pessoas em adoecimento mental devido ao trabalho: a crença de que só o trabalho importava. Todo o tempo em que eu estivesse acordada deveria estar trabalhando, pensando em trabalho ou em formas de ser mais produtiva e crescer profissionalmente.

Essa lógica pode até trazer motivação e ambição para o crescimento, mas também pode prejudicar a saúde mental e física, além do bem-estar geral. E foi o que aconteceu comigo. Não demorou muito para que as preocupações começassem a afetar meu sono, meu autocuidado, principalmente me negligenciando na separação de um horário na agenda para me alimentar bem, fazer exercício físico e, muito menos, fazer exames de rotina, porque tudo isso demandaria muito tempo e eu não tinha esse tempo. Não preciso nem dizer que a conta chegou né?

Demorou um pouco até eu entender que não era bem assim que as coisas funcionavam. Estar ocupada é diferente de ser produtiva. Você pode trabalhar por 2 horas com muito foco, produzindo muito mais do que em 5 horas seguidas se perdendo na atividade o tempo todo.

Do ponto de vista do cérebro, já existem diversos estudos que mostram o quanto níveis elevados de estresse, ansiedade e até mesmo cansaço comprometem a nossa produtividade. Esses fatores causam dificuldades de concentração, prejudicam a tomada de decisão, afetam nossa criatividade e resolução de problemas.

Eu não sei você, mas por diversas vezes passei, principalmente no final do dia, por situações de tentar resolver algum problema, encontrar uma solução ou tomar uma decisão importante e simplesmente não conseguir, mesmo ficando horas tentando resolver sem sucesso. No dia seguinte, o problema que não foi resolvido em 3 ou 4 horas de trabalho se torna claro e é resolvido em minutos. Isso acontece porque estamos descansados. Não por acaso, sono de qualidade (também negligenciados por muitos) é um dos pré-requisitos para uma boa saúde mental e física.

Com tudo isso, quero demonstrar que não existe produtividade sem autocuidado. Não existe um bom trabalho sendo feito se não houver uma preocupação com a saúde mental, pelo simples fato de que quem produz, antes de ser um profissional, é um ser humano e precisa estar apto para fazer boas entregas. Mentes saudáveis produzem melhor.

Maicon Correia Queiroz

Engenheiro e Ergonomista - ABERGO / Origamista / Perito e Técnico. Ajudo na Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, Ergonomia e QVT da sua Organização. Instagram: @eng.maicon.oficial (62)991518144

5 m

Toda razão, também sentir isso! Por exemplo ao ir renovar minha carteira, em virtude do cansaço cognitivo, mental, poucas horas de sono, uso excessivo de telas para estudo, leituras de PDFs, tive dificuldade no teste de visão, letras embaçadas, literalmente não conseguia enxergar, tive que procurar um oftalmologista para emissão de um laudo, graças a Deus, nada grave, foi realmente poucas horas de sono, muito uso das telas, stress, pouco de ansiedade que me prejudicaram na renovação de CNH. Mais fica o alerta, cuidar da saúde cognitiva, mental, física, social e espiritual é super importante e necessário.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Ingrid Gomes

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos