Metamorfose em Chama: os aprendizados de 2021.

Metamorfose em Chama: os aprendizados de 2021.

Encerrando a primeira semana de 2022 - que mais pareceu um mês completo de atividades e decisões - resolvi dedicar um tempo para uma reflexão mais profunda sobre os feitos do último ano.

Após o encerramento de mais um ciclo, inicia-se um tempo de reflexão. É hora de olhar para o que foi feito, mudar percepções, aprender com os erros e traduzi-los em oportunidades de melhoria, preparando o terreno para o que está por vir. 

Seja por meio dos exemplos da natureza ou até por ser tema de uma canção do Raul Seixas, acredito que todos sejam familiarizados com o conceito de metamorfose, que significa mudança, transformação de um ser em outro. No sentido figurado, metamorfose é a mudança considerável que ocorre no caráter, no estado ou na aparência de uma pessoa, é a transmutação física ou moral.

Desde o início da pandemia, estamos vivendo em uma espécie de cápsula protetora que, com toda certeza, vem transformando radicalmente não apenas nossa rotina, mas também nossa visão de mundo. A perspectiva é que, em breve, deixaremos esse casulo prontos para bater asas e alçar voos ainda mais altos. Na evolução da borboleta, essa fase dentro da casca é o meio para atingir um fim – e se traçarmos um paralelo entre este exemplo e a nossa realidade, o que poderemos concluir? 

Reconhecemos na metáfora da lagarta a trajetória do crescimento e evolução das pessoas e – por que não? – das empresas. Acredito muito que podemos aprender a partir de conhecimentos adquiridos e, dessa maneira, trazer uma nova ótica para analisar não apenas os resultados, e sim o saldo de um processo de transformação, que se fez tão presente, mais uma vez, ao longo de 2021.

No ano que termina, vejo o Chama em um momento de amadurecimento e revoluções internas para alcançar outro patamar. Não é possível encontrar casulos prontos, é necessário que a lagarta construa o próprio espaço. 

E assim o Chama tem feito: com recém-completados 5 anos, a startup repensou neste ano todo o seu modelo de negócio, trazendo uma nova proposta de valor que prioriza as revendas que oferecem um serviço de qualidade, com ferramentas de precificação inteligente visando aumentar a rentabilidade nas vendas. Assim como nossos consumidores, o canal revendedor tornou-se um pilar fundamental de nosso sucesso.

O app do consumidor, vendedor, entregador e portal do parceiro receberam melhorias, com destaque para a implementação do programa de excelência Chama, desenhado para fortalecer a parceria do com os revendedores, apoiando o crescimento e a profissionalização de seus negócios.

Isso é o que acontece dentro de um casulo, algo parecido com uma reciclagem. Na natureza, assim como no mundo corporativo, o processo de  metamorfose se caracteriza por vários estágios, do imaturo ao maduro, e todos eles são completamente distintos e únicos.

Há tantas diferenças nesse ciclo de evolução que poderíamos dizer que a lagarta e a borboleta são indivíduos distintos – e uma empresa em constante mutação quase se torna outra empresa. No entanto, sempre me lembro que o DNA nunca muda, mas determina a essência, as cores e nuances.  

Compartilho da mesma visão se questionado sobre as perspectivas para 2022: não há uma fórmula pronta. A única certeza é que não podemos nem devemos ter certeza de absolutamente nada, e diante disso temos de continuar tentando, errando, aprendendo e nos aperfeiçoando, na busca constante da evolução, da transformação e do novo. trabalharemos para continuarmos sendo sempre aquela novidade boa para quem convive com a gente, mas a nossa essência, que é gerar impacto positivo na melhoria do mercado de gás no Brasil e nas comunidades aonde atuamos, é e sempre será a nossa maior vocação. 

*Marcelo Abrantes Pinheiro é CEO do Chama. 



Sergio Molinari

Conselheiro Consultivo, Consultor, Palestrante e Professor - Especializado no Mercado de FOODSERVICE

2 a

Muito bom, meu amigo. Compatibilizar direções e missões claras com ótima capacidade de ler e se adaptar a mudanças me parece chave neste processo, como em grande parte das iniciativas vencedoras. Estático não dá para ser, nem tampouco errático! Parabéns pelo que está novamente construindo! Grande abraço e super 2022

Excelente reflexão Marcelo Abrantes Pinheiro . Sempre podemos melhorar, evoluir, pra dentro e pra fora e na medida que a metamorfose vai acontecendo vamos impactando positivamente a nossa vida, das pessoas ao nosso redor e por consequência do nosso negócio. Um excelente 2022😉

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos