“METODOLOGIA DE PROJETOS: OBJETIVO, META E PRAZO”

“METODOLOGIA DE PROJETOS: OBJETIVO, META E PRAZO”

Até o começo desse século você voltava da rua, depois de fazer suas vendas, e se debruçava sobe um computador para lançar os pedidos, faturamento, demandas, numa planilha que tinha sido desenvolvida por um craque de TI, mas que nunca tinha gasto a sola do sapato para conhecer a realidade de quem está na rua vivendo o dia-a-dia com o cliente. Nos últimos anos, isso tem mudado e, talvez sem saber, você faz parte dessa mudança.

Em 2001, 17 desenvolvedores, misto de gênios e malucos, resolveram mudar a maneira como se desenvolviam os projetos (principalmente) de tecnologia em uma corporação. As equipes passavam um ano, dois anos, desenvolvendo um projeto e quando ele ficava pronto, muitas vezes estava obsoleto. Foi criada, então, a Metodologia Ágil, a qual mudou radicalmente a maneira como esses projetos eram pensados.

Alguns conceitos básicos, que rompiam com todo o direcionamento anterior, foram implementados:

- Os indivíduos e as interações são mais importantes que os processos e as ferramentas. Antes, pensava-se, principalmente, como resolver esse problema, atender a essa demanda. Com o Ágil o foco é “O que as pessoas precisam para atingirem os objetivos da empresa?”

- A funcionalidade do software é mais importante que a documentação necessária para criá-lo. Imagine um grande atacadista com 10 mil itens no estoque. Quando a equipe acabar de compilá-los, metade já foi vendida, outro tanto acabou de chegar e outros mudaram o nome ou fornecedor. Criam-se as ferramentas e as atualizações são feitas constantemente, durante a utilização do programa.

- A colaboração do cliente é mais importante que a negociação. Gastavam-se semanas discutindo os detalhes de um contrato de desenvolvimento de um software. Vamos ser objetivos: “O que você precisa?”

- Atender às mudanças é mais importante do que seguir um planejamento. Lembra de março de 2020? A empresa tinha tudo planejado, bonitinho e, de repente, vem a pandemia. Quem não teve jogo de cintura para se reinventar pode não ter sobrevivido ao vírus.

A Metodologia Scrum se divide em três núcleos. São eles:

EQUIPES ou PAPÉIS

A metodologia ÁGIL SCRUM define PAPÉIS (funções) para uma EQUIPE SCRUM ou SCRUM TEAM, que deve ter 7 membros em média, não muito mais, nem muito menos, para se obter sinergia e eficiência no trabalho.

- Product Owner: também conhecido como P.O., é o responsável pela parte de negócios. Ele é o representante do cliente ou da área à qual o projeto se destina. Um projeto de logística, por exemplo, terá um especialista como P.O. Aquele cara da TI, que nunca gastou sola de sapato, não vai mais dar as cartas no desenvolvimento do projeto.

- Scrum Master: é o “cara” do Scrum. Ele sabe tudo sobre a metodologia.  Ele garante a comunicação entre a equipe e resolve os impedimentos que surgem durante o projeto. Ele não manda, mas ensina e orienta.

- Equipe: na área da tecnologia, a equipe seria composta por desenvolvedores. Adaptando para outras áreas, o time precisa ter pessoas que estejam aptas para construir o projeto. Por exemplo, na criação do layout de um catálogo de produtos digital, a equipe precisaria ser composta por designers, desenvolvedores de aplicativos, trade marketing e diretores de criação entre outros.

 

ARTEFATOS

É, basicamente, o que tem que ser feito, o produto a ser entregue.

- Product backlog: é onde o P.O. escreve tudo o que será necessário ter naquele projeto para que ele seja executado e organizado de acordo com a prioridade. Por exemplo, no planejamento de um calendário anual de ações, construir as campanhas e suas dinâmicas estaria no topo, mas o treinamento da equipe de vendas com os fornecedores também teria um lugar especial;

- Sprint: é o tempo para entregar valor para o cliente. Como o Scrum preza a entrega por meio de fragmentos, as Sprints precisam durar no máximo um mês. Esse período nada mais é do que o momento de desenvolvimento do projeto.


RITUAIS

São os procedimentos que compõem uma rotina Ágil com Scrum.

- Planning: é a reunião que abre toda sprint. Nela, o Product Owner mostra o Product Backlog para a equipe e é discutido o que será feito na sprint iniciada.

- Daily: são reuniões que acontecem diariamente e não podem ultrapassar 15 minutos. É importante para manter a comunicação e transparência entre o time, já que a metodologia Scrum não trabalha com a delegação de tarefas e sim com iniciativa. Ou seja, cada membro da equipe olha no Backlog o que é necessário fazer e se responsabiliza por uma tarefa.


Apenas 3 perguntas devem ser respondidas na Daily, sendo elas:

1. O que eu fiz? – O que a pessoa fez da Daily anterior até essa;

2. O que vou fazer? – O que a pessoa fará até a próxima reunião diária;

3. Tive algum problema ou impedimento que me atrapalhou?


- Sprint backlog: a cada Sprint, um subconjunto prioritário do Backlog é separado para ser feito pela equipe. Esse subconjunto é chamado de Sprint Backlog, e nele é decidido o que será feito na próxima Sprint;

- Review: ao final de cada Sprint, é feita uma reunião com o time e o cliente para mostrar os resultados alcançados até então. A review é extremamente importante, pois é possível alinhar as necessidades do cliente com o que está sendo produzido e, se houve erros ou mudanças no projeto, todos ficam cientes;

- Retrospectiva: após as reviews, são feitas reuniões de retrospectiva em que somente o time participa. Nela são tratados assuntos da equipe para descobrir se todos estão satisfeitos com o trabalho e se há sugestões de melhoria.


Com este artigo, apresento alguns passos de como é possível aplicar a metodologia em diversas áreas das empresas e agilizar processos. Apesar de ter muitos conceitos, o que o Scrum preza, acima de tudo, é a organização das tarefas e a comunicação entre o time.

Se você gostou e quer se aprofundar no tema com empresas importantes no mercado falando sobre diversos temas do contexto Ágil e quer saber ainda mais sobre o assunto e como implementar a cultura ágil, deixe seu comentário!

Vai dar tudo certo e será incrível poder ajudar você neste novo caminho...Sabemos que tecnologia é pra todo mundo!

As Equipes de Vendas, Marketing, Comercial, Logística e o Trade Marketing acreditam nisso também...Sig@mos

  #trademarketing #businessstrategy #antoniomdsantos 


Daniel Bighetti

Tecnologia | Canais Digitais | MARKETPLACE | Inovação | Omnichannel | Gestão de Projetos e Produtos

3 a

Parabéns pela matéria!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos