Meu filho não será corrupto!
Meu filho é Honesto! Meu Filho não será corrupto! Vínhamos observando este seu comportamento honesto já faz algum tempo. É muito difícil ter que admitir isto, pois nossa sociedade julga e condena sumariamente pessoas que destoam da "normose". Uma sociedade que além de julgar, faz parecer normal, ou melhor, faz parecer como único caminho, que o antônimo disto seja o atalho para o sucesso. Um país que líderes lideram de todas as formas, menos pelo exemplo.
Como pais, ficamos aflitos pois sabemos de todas as provações e privações que ele será submetido ao longo de sua vida, tendo feito esta opção pela honestidade. Ele tem apenas 18 anos. Como é possível, nunca faltou nada para este menino dentro de casa...
Sempre tivemos um ambiente de abertura e diálogo em família, talvez isto tenha permitido seu desabafo e tenha permitido assumir esta decisão de não ser corrupto, mas é sempre difícil para um pai ter que ouvir isto. "O que fizemos de errado?" "O que faltou?" , são nossas reações diante dos fatos.
Tudo que estava ao nosso alcance fizemos: furamos filas, não pagamos multas, estacionamos errado, fomos arrogantes e mesquinhos... todos os exemplos foram dados...
No início carregamos esta culpa conosco e passamos noites em claro. Depois fomos nos confortando e conformando com a situação, graças ao seu jeito especial de ser. Tudo bem - pensávamos - ele pode não ser corrupto, mas é um menino educado, gentil e parceirão de seus pais, familiares, amigos e irmãos.
Lembro de uma vez que chegamos em casa a noite, eu e minha esposa tínhamos saído para jantar com os pequenos; e o Vinícius Sabino de Oliveira (nome fictício para preservar sua identidade) estava no Skype, repassando a matéria de Física - que também é seu forte - com seus amigos e ficamos em choque ao saber que ele não estava cobrando nada por isto. Aliás , ele já estava passado na matéria... e brigariam pelas mesmas vagas nos vestibulares da vida... Foi ali que a ficha começou a cair.
Por vezes não queremos ver as coisas, mas a realidade nua e crua trata de nos revelar da forma mais dolorida. Ele passou a ter atitudes estranhas dentro de casa, como levar dinheiro para o lanche (R$10,00) e trazer de volta... o troco. Não seria mais possível negar a realidade, não seria mais possível mudar isto. É de sua índole!
Conversamos muito com o Vinícius a respeito desta escolha e (tentamos) prepará-lo para o que está por vir. Sua mãe, com lágrimas nos olhos enquanto acaricia os cabelos do Vinícius, por vezes, na sua ânsia de querer ajudar, deixa escapar "Isto vai passar meu filho". Ele, com um sorriso curto e os olhos fechados, balança a cabeça com o sinal de positivo, sabedor das consequências de sua decisão.
Não bastasse assumir sua orientação de caráter, ainda quer colocar sua vida em defesa de seus semelhantes, sabendo que mais jovens como ele passam pela mesma situação. Com 18 anos, no vigor de sua juventude optou por este caminho e hoje , depois de muito tempo adiando nossa compreensão, estufamos nosso peito e bradamos em alto e bom som:
"MEU FILHO NÃO SERÁ CORRUPTO!"
Aceite a sociedade ou não!
#meufilhonaoseracorrupto
Obrigado por seu tempo!
Cientista de Dados Bradesco Vida e Previdência - Web Analytics - Martech - Marketing Digital - Data Storytelling - Google Looker Studio - SAS Enterprise Guide - Power BI - Python - Banco de Dados - Scrum Master - Jira
6 aPutz, não tinha me tocado até agora, tenho o mesmo "problema", graças ao seu texto consegui enxergar a realidade, os meus filhos também não são corruptos!
Desenvolvimento Organizacional | Inovação | Treinamento & Desenvolvimento | Design Instrucional
6 aEu tenho um guri de dois anos e tenho medo dele ser honesto. Eu sou e só me lasco. Eu quero um futuro melhor pra ele. 😝
Educação financeira descomplicada para todos | Especialista em Finanças Pessoais e Empresariais | Palestrante | Docente e Pesquisadora
6 aPor eles acabamos mudando nosso comportamento e consequentemente o rumo da historia. Uma gotinha no oceano? sim! Mas de gota em gota, tem muita coisa que transborda. Para teres uma ideia, esses dias eu e meu marido estávamos passeado de mãos dadas numa cidadezinha no interior do RS e achamos 4 reais na calçada. Nos olhamos e continuamos a caminhar pensando: tomara que quem perdeu volte e encontre. Não foi preciso uma única palavra.
Executivo de Expansão
7 aTexto maravilhoso! Muito bom ler tudo teu!
Kkkk Eu vi isso depois que escrevi o meu comentário.