Meu Propósito!
Meu Propósito!
Uma assessorada me perguntou hoje, qual o meu propósito. E ela questionou com a melhor das intenções. Estávamos discutindo o propósito dela. Falávamos sobre suas competências e eu lhe explicava a diferença entre competências técnicas e comportamentais, como identifica-las e, principalmente, como alinhar essas competências a seu propósito.
Então parei e respondi: Tenho um propósito claro, por isso estou aqui, com você. Meu propósito é fazer com que as pessoas sejam felizes profissionalmente!
Sou psicólogo e desde o período da faculdade me questionava. Sempre sonhei em trabalhar com RH. Desde o momento em que tive um primeiro emprego, em uma pequena indústria de calçados, onde era Office boy (ou contínuo) e lá conheci o Tarcísio.
Tarcísio era uma espécie de gerente administrativo, que cuidava de toda retaguarda da empresa. Ele era muito bom no que fazia e tinha um cuidado especial com as pessoas. Aquele cuidado me estimulou a também querer cuidar das pessoas nas empresas.
Cresci, estudei, entrei para a faculdade, me formei e aquela imagem nunca saiu da minha cabeça. Queria cuidar das pessoas. Queria ajudar as pessoas para que melhor se adequassem, entregassem resultados e pudessem ser recompensadas.
Durante minha formação e já no início da carreira, descobri que precisaria de mais. Então fui estudar Gestão por Competências, Desenho de Processos, Avalição de Desempenho e Planejamento Estratégico. Queria me livrar daquele rótulo de psicólogo que abraça árvore, organiza festa e ameniza situações de tensão. Queria contribuir com os resultados das empresas e transformar as vidas das pessoas.
Com o tempo, fui criando uma imagem de profissional de RH que entrega resultados. Durante anos esse rótulo me permitiu crescer e realizar projetos fantásticos nas empresas por onde passei. Mas sentia que faltava algo. Eu podia gerar resultados, mas queria tb transformar as vidas das pessoas.
Recomendados pelo LinkedIn
Então, a cerca de 15 a 20 anos, alguns amigos, colegas e até profissionais das empresas por onde passei, passaram a me procurar pedindo ajuda. Aparecia muita gente procurando emprego, alguns desiludidos com a profissão e/ou carreira e outros não entendendo o que fazer para crescer onde trabalhavam.
Confesso que, no início resisti um pouco. Achava que não tinha como ajudar. Até que um amigo me procurou dizendo que queria que o ajudasse a entender quais eram seus pontos fortes e como transforma-los em diferencial. Ele queria tb que o acompanhasse na busca por um novo objetivo na vida e que o orientasse sobre como cumprir aquele objetivo. Então vi que aquilo eu sabia fazer. Eu estava preparado para ajudar aquele amigo. E então veio um segundo, um terceiro,....
Encontrei ali um caminho que não havia imaginado. Como costumo dizer, eu não busquei a Gestão de Carreira, foi a Gestão de Carreira que me encontrou! Me encontrou e me deu o propósito mais importante de minha carreira. A gestão de carreira me mostrou que poderia ajudar pessoas serem felizes profissionalmente.
A partir de então, adotei esse propósito e o venho buscando a cada dia. Cada profissional que ajudo a encontrar um novo emprego, uma nova carreira ou mesmo conseguir uma promoção é um novo profissional que ajudo encontrar a felicidade na carreira. E sinto que essa felicidade do outro é tb tão minha quanto daquele que ajudei.
Edson Durão
Radar na Carreira
31 99368.4444