Meus melhores colaboradores para meus melhores clientes.
Culturalmente há uma ação comercial muito utilizada nas corporações, direciona-se os melhores profissionais para atendimento a novos mercados, o que significa que os melhores estarão buscando maneiras de atrair novos clientes, e não importa a atuação, basta olhar o trabalho comercial de qualquer empresa em um segmento qualquer.
Do outro lado o pós-vendas é reativo atuando apenas nos problemas e frustrações e é somente desta maneira que o cliente contata a empresa, o pior é não tratar o sucesso que poderia haver naquele cliente que não tem problemas e que não irá contatá-lo para mostrar que está bem, e é exatamente neste ponto que as organizações falham, é necessário neste cenário, que o cliente tenha alguma frustração ou torcer para ele jamais ter e retornar para uma nova compra, ou torcer para a concorrência não o descobrir e atraí-lo (basta lembrar o quanto se gasta para tal feito), tornando isto cíclico, o famoso ganha-ganha, ganha-perde que enfim quem perde é a organização, o cliente continuará, só que em outra, talvez um dia volte, depois de tantos gastos da organização para atraí-lo novamente, não é?
O início da relação com o cliente é bastante complicada e a partir daí definir-se-á o engajamento para o restante desta relação e aqui sim, tornar cíclico o vínculo com o cliente dentro da organização, fidelização, relacionamento duradouro e chamemos como acharmos melhor.
Mas como criar a correlação com o cliente?
Há de se ter pessoas trabalhando esta relação e não estou falando do pós-vendas, o pós-vendas é apenas uma parte da busca por este propósito, necessitamos fazer o briefing do cliente, estudar este briefing, traçar estratégias, visitar todos os dias todos os clientes para se estar a frente das necessidades que ele venha a ter, para aprimorar e sanar estas dificuldades, chegando antes das frustrações e barrando-as!
Muitos se perguntam como fazer para visitar uma carteira com centenas de clientes todos os dias? Como visitar um cliente que fica a milhares de quilômetros um do outro, em um dia?... A resposta é: Tecnologia e Criatividade, campanhas bem desenvolvidas, lembrando do briefing que nos direcionou a traçar todo o perfil de necessidades e nos deu conhecimento sobre este cliente, de lá iniciamos as campanhas. Um simples whatsapp, sms, e-mail, presença nas redes sociais, visitas programadas, pesquisas qualitativas/quantitativas, banco de dados para formação do CRM e cruzamento de informações. O cliente sendo segmentado faz com que a organização possa conseguir presença a todo momento junto a experiência do cliente com o produto/serviço adquirido. A falta de sucesso de nosso produto/serviço em um cliente é silenciosa, precisamos estar lá para ouvir.
É preciso encarar o pós-vendas como um centro gerador de receitas e não somente como custo. Toda organização será lucrativa tendo uma relação duradoura com os clientes, independente do negócio, ela tem que ser uma fábrica de clientes encantados, e por isto temos que dar o melhor para o melhor cliente.
Treinamento e Desenvolvimento em Universidade Corporativa
5 aIsso é uma das coisas que aprendi com você: os melhores vendedores para os melhores clientes! A empresas costumas fazer o contrário, direcionam muitas vezes sua nova energia em novos clientes e talvez o antigo precise também de um novo fôlego! E como já diziam nossos avós: "mais vale um passarinho nas mãos, do que dois voando", vamos investir na busca dos que estão voando, mas sem deixar de colocar nossa melhor energia nos que estão em casa.