Minha aposta para engrossar a lista do Big Ideas 2023 do LinkedIn: a inteligência perceptiva!
Imagem: wendel moretti de Pexels

Minha aposta para engrossar a lista do Big Ideas 2023 do LinkedIn: a inteligência perceptiva!

Não só para 2023, mas para um melhor desenvolvimento da humanidade e das relações humanas, aguçar a percepção será cada vez mais importante e necessária para qualquer pessoa, seja no ambiente profissional ou na vida pessoal.

Para se tornar uma pessoa mais perspicaz, aprenda a dominar os seus sentidos: a sua inteligência perceptiva!

Aumentar a percepção é aumentar o seu poder de compreensão a respeito do que acontece e está a sua volta. É ter um olhar amplo sobre pessoas e acontecimentos. Vai além do sentido da visão.

Desenvolver as habilidades interpessoais, ou seja, o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação, a liderança, a visão estratégica, a conexão e tantas outras soft skills, deve acontecer na prática, não só com cursos predominantemente teóricos e leituras técnicas.

Aí está o grande erro de muitas pessoas em buscarem o aperfeiçoamento de suas habilidades dessa forma.

Vou muito mais além. Os adultos primeiro querem aprender as regras, as técnicas, são muito racionais. Mas o cérebro humano aprende muito mais rápido com estímulos sensoriais diversos. Isso inclui prática.

Primeiro você experimenta e vivencia, depois você oferta ao cérebro a explicação disso ou daquilo. É assim que as crianças aprendem. E é por isso que elas aprendem muito mais rápido do que os adultos.

Se você quer se tornar um profissional valorizado e atemporal ou uma pessoa que compreende as outras e que absorve informação e transforma em conhecimento de forma ágil, aprenda a perceber com excelência e desenvolva essa sua capacidade cognitiva.

É através do aumento da sua capacidade de percepção que você será capaz de conectar informações diversas e, inclusive, se conectar com pessoas.

Mas para que a conexão seja efetivada, antes você precisa captar o que acontece ao seu redor. E para isso, você tem de estar com seus sentidos bem desenvolvidos.

Um bom líder é aquele que sabe utilizar bem suas habilidades cognitivas. Um bom líder é aquele que possui inteligência perceptiva aguçada. Isso fará com que ele esteja atento não somente aos negócios, mas ao capital humano.

Lendo tudo isso, você pode até pensar que deva ser complexo ou difícil, mas não é.

Aprendi a desenvolver minhas habilidades cognitivas na infância. O que começou como uma brincadeira, se tornou uma metodologia simples e prazerosa que fez de mim uma lifelong learner e autodidata ao longo dos meus quase 40 anos.

Aprender deve ser um prazer. O estímulo deve se dar de forma livre e não imposta.

Assim, dominar a sua percepção te tornará um indivíduo atemporal, mais flexível às mudanças e transformações que acontecem no mundo, capaz de captar e absorver tudo o que desejar com mais facilidade para estabelecer conexões reais e harmônicas, além de fazer enxergar o que a maioria das pessoas não consegue: o óbvio.

Se quer desenvolver uma melhor relação consigo mesmo, com as outras pessoas, tornar todo o conhecimento absorvido em algo útil e com isso se tornar um profissional ou um líder que se conecta com qualquer geração e em qualquer época, desenvolva sua inteligência perceptiva!

alex RAMOS ®

Criador de conteúdos digitais e desenvolvimento pessoal | Filosofia de vida |Consultor de caminhões Mercedes-Benz na Rodobens Caminhões | Consórcio Mercedes-Benz | Caminhões seminovos Select Trucks Mercedes-Benz

2 a

Genial sua analogia Isa Santos (Líder Cisne Negro) muito bom! Bora com perspicácia, inteligência emocional para lidar com pessoas e sobre tudo, comunicação não violenta. Muito obrigado pela partilha. Ótimo e abençoando dia

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos