MUDANÇA DE HÁBITOS - Uma nova realidade.
Temos que sempre ver o lado bom das coisas. Esta situação pandêmica que vivemos tem nos servido para a mudança de hábitos pessoais e profissionais.
Pelo lado pessoal, temos a questão da higiene, que se tornou imprescindível, obrigando as pessoas a se banhar antes de retomar suas atividades domésticas no ir e vir da rua (O que aliás, deveria já ser a normalidade. Quem se senta à cama com roupas que vieram da rua?).
O asseio com as mãos,...
Pelo lado profissional, as empresas que possuem uma boa gestão estão vendo a possibilidade de redução de custos, com o trabalho em home office dos postos em que não haja necessidade obrigatória de frequência física. Mas infelizmente nem todos controlam seus custos da forma adequada e vivem ainda na empresa engessada com cartão de ponto, onde o chefe é praticamente um feitor.
Normalmente, um funcionário ocupa um espaço de cerca de 2 m2 entre mesa e cadeira e este é um custo que tem que ser visto, pois nos grandes centros, o m2 de um escritório é algo caro e quando se tem que ampliar o negócio, os custos aumentam e o espaço aperta. Sem falar de energia elétrica, consumo de água, de material de escritório, limpeza,.... Ou seja, uma série de pequenas grandes coisas (Em seu volume) que podem ser evitadas.
Você que me lê, por um acaso sabe que percentual de redução de custos, sua empresa está tendo para que possa repassar ao cliente como incentivo a manutenção do faturamento?
Uma boa gestão pode vir a controlar produtividade e efetividade através de planejamento de trabalho com cronogramas, pontos de função,... sem prejuízo ao desenvolvimento dos trabalhos. Hoje em dia com os sistemas e aplicativos nas nuvens, pergunto:
Qual a necessidade de 80 % do pessoal administrativo "in loco"?
Qual a necessidade de quase 100 % de programadores presenciais?
Analistas de negócios, de processos, de sistemas, necessitam estar 100% em trabalho presencial?
Cursos. Necessitam que 100 % de suas cadeiras sejam presenciais?
Vamos aprender com a situação que se apresenta, vamos tirar as melhores experiências possíveis de tudo o que está ocorrendo, vamos derrubar velhos e arcaicos paradigmas, vamos derrubar as paredes da mesmice e da mediocridade. Vamos aprender a aprender, vamos EVOLUIR.
Dois pensamentos:
"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro."
"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."
Sobreviva. VIVA.
Ronaldo Marinho - Consultor em Gestão Empresarial