As mudanças nas relações de trabalho e o impacto nas pessoas ao longo dos anos. Será que todos se adaptarão a Home Office, horário Flexível, etc?
O trabalho há milhares de anos apresenta grande importância na vida dos seres humanos, desde o seu sustento até mesmo na formação de sua identidade como pessoa pertencente e atuante de uma sociedade. Essa relação além de ganhos financeiros proporciona um papel social, item muito importante e que muitas vezes de forma inconsciente não vem à tona no nosso dia a dia, mas que está presente em situações mais frequentes do que imaginamos. Como em um churrasco da família, quando você enche a boca para falar que trabalha em determinado setor da empresa X.
Com o passar dos anos essa relação entre o indivíduo versus trabalho vem se modificando de forma intensa e extremamente rápida, alterando os costumes e o modus operantes de todas as sociedades.
Há pouco tempo, tínhamos um sistema focado fortemente nos aspectos operacionais e na força braçal, além de que as relações de trabalho possuíam regras claras, objetivas e pouco flexíveis quando olhamos pela visão do trabalhador.
Crescíamos com os ensinamentos que os nossos antepassados passavam que vide de regra sustentavam e nos moldavam como profissional. Uma delas que vejo como muito marcante, é o orgulho dos nossos pais, avós, tios em entrar em uma empresa e se aposentar, independente dos percalços e dificuldades que esse longo caminho proporcionava. Situação que com o passar do tempo vem se modificando, tendo em vista os novos costumes e a importância que o trabalho vem exercendo na vida do indivíduo, que a cada dia que passa busca mais qualidade de vida e empresas que compartilham e disseminam dos mesmos princípios.
Hoje, se encontramos em uma fase extremamente diferente, onde a tecnologia vem nos colocando em um outro patamar, no qual se busca ser mais estratégico, do que operacional.
Essa mudança de pensamento, não é usada apenas em cargos administrativos ou considerados do “auto escalação’ de uma cia, mas também em todas as posições, pois até mesmo em cargos operacionais é preciso de adequar as mudanças, tendo em vistas que os maquinários e processos internos estão evoluindo rapidamente e tal conhecimento se faz necessário para que se mantenham “vivos” e atuantes no mercado de trabalho como um todo.
Agora, uma questão que é pouco discutida mas muito importante para essa fase de transição que estamos passando. Será que todos os trabalhadores das ativa, principalmente aqueles mais antigos que se moldaram com um modelo diferente do atual conseguirá se adaptar, a Home Office, jornadas de trabalho diferenciadas, horário flexíveis, roupas casuais, entre mais um monte de questões que para toda a vida foi aprendido de uma forma diferente?
Esses são pontos importantes a serem discutidos, pois com as mudanças nas regras da aposentadoria e a necessidade de se trabalhar por mais tempo, as empresas terão que ter olhos também para essas questões, pois se tornará um diferencial imenso até mesmo na hora de uma contratação ou na retenção de talentos.
Equilíbrio é tudo e saber lidar com todas as gerações será um diferencial e uma vantagem competitiva para as cias que conseguirem lidar e tratar com essas questões com naturalidade e não com estranheza.
Psicólogo Organizacional @SAAE Atibaia | HR Business Partner
4 aQue assunto bacana, Rodrigo Castro! Já passei por homeoffice 2 vezes. A primeira foi bem interessante, pois realmente conseguia focar em tarefas mais repetitivas e a produtividade foi às alturas. A segunda um desafio, pois me reinventei. Por anos estudo a temática de adaptação do trabalhador, e realmente, o que podemos concluir de mais simples e palpável, é que cada um tem o seu jeito e sua forma de lidar com as tarefas. É fundamental o apoio dos colegas e sobretudo da liderança, em entender o tempo e o que cada um necessita para superar as dificuldades. Adorei!!
Growth Advisor | Product Marketing Manager - Startup SAAS | Go-to-Market Strategy I Head of Marketing
4 aPara mim foi um desafio também que com muito esforço consegui superar. Home Office não é para qualquer um. É um processo de adaptação onde você precisa abrir mão de hábitos e criar novos. Tem que ser disciplinado para ser produtivo, No final é compensador! Não troco por outro formato.