MUDANÇA INEXORÁVEL
Há muito tempo tenho aconselhado pessoas e empresas a “mude antes que seja obrigado a mudar!”. Quando se tem tempo e dinheiro é mais fácil definir novas metas, planejar mudanças viáveis e avaliar consequências de permanecer na mesma situação.
Agora é diferente: “mude imediatamente!”, a mudança é implacável!
A pandemia, a paranoia e o pandemônio provocaram uma paralisia global e nos forçaram a mudar, mesmo sem planejar, no desespero.
A pandemia por um vírus não tão letal, mas que quase nos levou a uma nova guerra mundial, foi como uma bomba de nêutrons, que dizima pessoas sem destruir monumentos ou edifícios; desestruturou a vida de muita gente. O isolamento social tem gerado mais doenças mentais, discórdias e preocupações econômicas do que anteriormente.
A paranoia foi forçada pela mídia internacional ao divulgar os dados negativos, como o número de mortes, sem apresentar os dados positivos das pessoas recuperadas do ataque viral. Muitas notícias foram até distorcidas para gerar mais pânico, afinal, a mortalidade por milhão de habitantes foi muito menor pelo COVID-19 do que por outras morbidades comuns, sem contar a quantidade de diagnósticos falsos. Toda morte causa tristeza, mas faz parte da vida.
O Pandemônio ou “pão que o diabo amaçou” foi provocado por alguns maus políticos contaminados com o “comuna vírus” que são contra o país que estava retomando seu crescimento sem corrupção.
Encarando a realidade como ela é hoje, não como foi ou gostaríamos que fosse, lembro-me da profecia poética - “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”... Viveremos um novo normal, um renascimento de nossas atitudes e padrão de vida.
Precisamos expandir três saberes: saber se cuidar, saber trabalhar e saber votar.
No campo médico deveremos ter mais cuidado com a saúde do que com a doença. Hospitais e clínicas foram aparelhados para tratar dos efeitos não das causas, uma medicina corretiva em vez de preventiva. Precisamos de mais imunização para resistir a ataques virais. Uma educação alimentar para escolher o que comer e o que beber para maior saúde e longevidade. Saber se cuidar para a nova realidade;
No mundo do trabalho, radicais mudanças ocorrerão; home office e educação à distância vieram para ficar. Empresas e empregados sentiram os benefícios do trabalho remoto: menor tempo desperdiçado em deslocamentos, menos poluição, menos gastos com locais e serviços nos escritórios, mais tempo para a família e cuidados pessoais. Profissionais precisarão aprender uma nova disciplina para trabalho auto liderado e professores aprenderem a utilizar atuais recursos tecnológicos para o ensino não presencial. A criatividade passa a ser a grande razão de mudança. Saber trabalhar no novo ambiente produtivo e estimulante;
Saber escolher nossos representantes para que eles cuidem do desenvolvimento do país em vez de escravizar o povo para manter suas mordomias ou ideologias e gerar leis em benefício próprio. Saber votar é garantir o progresso futuro da nação e preservar uma democracia íntegra.
Lembremo-nos da Palavra em Provérbios 29:2: “Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme”.
SÓCIO da Maximiza Desenvolvimento Empresarial
4 aExcelente reflexão, Claudiney, parabéns!
Muito bom ! Abraços 🤗
Logistics Consultant PJ at Eldorado Brasil Celulose e Papel
4 aA realidade nua e crua. Excelente.
Diretor Industrial | Gerente de Planta | Six Sigma Master Black Belt | Especialista Lean
4 aGustavo Garcia Rubens Michel Del Passo Lucas Santana