Mulheres na Liderança – Histórias Inspiradoras com…Marta Bastos dos Santos
Mónica Cunha - Características/Competências relevantes para um/a líder inspirador/a
Marta Bastos dos Santos - Não sei o que me fascina mais, se falar sobre liderança ou sobre inspiração – ou não serão elas o reflexo uma da outra?
Na minha visão não as consigo dissociar, uma vez que acredito que a liderança não se traduz num cargo, mas precisamente na forma como, no nosso dia-a-dia, conseguimos ser a melhor versão de nós próprios e inspirar os outros.
Um verdadeiro líder é aquele que fala do coração, que é genuíno e que sabe aproveitar a luz do sol que nasce em cada dia, para fazer brilhar a sua própria luz e a daqueles que o rodeiam.
É alguém que apesar de ter consciência que vivemos numa Sociedade cansada, acredita no potencial de cada um e na sua capacidade de, em conjunto (equipa), mudar o Mundo, rodeando-se de pessoas que lhe servem também de inspiração.
É alguém que vive com um propósito e que o incorpora em tudo aquilo que faz, estando ciente que todas as nossas ações geram consequências naqueles que se cruzam no nosso caminho e só depende de nós gerar um impacto positivo.
Mónica Cunha - Inovação na Liderança ágil e empreendedora
Marta Bastos dos Santos - Muitas vezes, por receio, ficamos presos a comportamentos passados, a uma zona de conforto da qual preferimos não sair para evitar deceções.
No entanto, num mundo que muda a um ritmo vertiginoso, que clama por uma liderança mais humana, mais próxima e que melhor sirva a Sociedade como um todo, é necessário não abandonar a paixão pela criatividade ou o impulso de ser diferente – só assim nasce a inovação, a melhor «personificação» da nossa vontade em tornar o mundo melhor.
Na atual realidade, o próprio conceito de liderança precisou de se reinventar, ajustando-se a uma nova realidade de trabalho, a novas necessidades, a uma Sociedade que nos desafia a termos a coragem e convicção necessárias para trabalharmos novas ideias e a fazermos mais pelos outros.
Recomendados pelo LinkedIn
Mónica Cunha - Conselhos úteis para fortalecer a liderança inclusiva
Marta Bastos dos Santos - Um verdadeiro líder deve estar atento à realidade à sua volta, a todo o ecossistema, às alterações sociais e tecnológicas que impactam aqueles que estão em seu redor e agir em prol da comunidade.
Verdadeiros líderes compreendem que a beleza do mundo está nas diferenças, que as melhores decisões nascem a partir de ideias diferentes, de opiniões divergentes, e que no final do dia «é mais aquilo que nos une, do que o que nos separa».
Ainda existe um longo caminho a fazer pela verdadeira inclusão, uma vez que esta não se cinge a aceitar diferenças, a «trazer para a festa», é preciso «convidar para dançar», mas acredito que estamos a trilhar caminho para uma sociedade mais justa e igualitária.
Perfil da Marta Bastos dos Santos
Marta Bastos dos Santos nasceu em Lisboa em 1985. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2003-2008), com uma Pós-Graduação em Direito das Sociedades Abertas e do Mercado (Universidade Católica Portuguesa, 2014) e uma Pós-Graduação em Direito da Economia e do Investimento Social (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2017).
Iniciou a sua atividade profissional em 2008 na EDP - Energias de Portugal, S.A, onde trabalhou como advogada na Secretaria Geral e Assessoria Jurídica até dezembro de 2021, com especial incidência em Direito Societário e Corporate Governance, Compliance e Fundações. Durante este período também participou em sessões de acolhimento de novos colaboradores, bem como em várias formações desenvolvidas pela empresa, em particular Liderança, Comunicação Eficaz, Inteligência Emocional, Criatividade Aplicada e Estratégia.
Habituada a dinamizar diversas ações de voluntariado a título pessoal, sempre participou em inúmeras iniciativas de Voluntariado do Grupo EDP desde o início do seu Programa, tento integrado equipas de Gestão da Campanha de Natal, equipas de trabalho e participado enquanto júri de programas de parceiros.
Desde janeiro de 2022 que integra o Social Impact Coordination Office enquanto coordenadora do Programa de Voluntariado do Grupo EDP, sendo representante da EDP nos órgãos sociais do GRACE – Empresas Responsáveis, Just a Change e Aprender a Empreender – Associação de Jovens Empreendedores de Portugal (Junior Achievement Portugal).
Técnica Superior Administração Pública Portuguesa Mestranda em Ciências Policiais - Gestão da Segurança no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI)
1 aGrata Marta Bastos dos Santos pela generosidade
Head of EDP Volunteering Program @EDP's Social Impact Coordination Office | One Young World Ambassador | SDG 4 Ambassador | Autora de "Alfie, o Conquistador"
1 aObrigada pelo convite (e iniciativa inspiradora) ❤️