Não caia nesta Armadilha!!!

Não reclame! Reclamar da empresa em que se está atuando não gera movimento, apenas estagnação. Reclamar não é a solução.

Se você está insatisfeito com a empresa, salário ou ambiente de trabalho, vale primeiramente uma reflexão: “Eu estou atendendo as expectativas do cargo em que ocupo? (veja que não mencionei “meu cargo”, pois o cargo pertence a pessoa jurídica). Neste momento, você estará falando consigo, então pode-se dar ao luxo de refletir de forma clara, como costumo dizer, “fora da caixa”, uma terceira pessoa na história.

Se sua resposta for não, então sua insatisfação não se origina na empresa, salário, etc. É uma insatisfação com você mesmo e que por uma reação de autoproteção, tende a centralizar o problema no “outro”.

Agora, se sua resposta for sim, você tem duas opções:

1 – Analisar se há abertura na empresa para o diálogo, se há possibilidade de uma conversa franca (não pretensiosa) junto ao seu superior quanto ao plano de carreira desenhado para você. Aqui, esteja aberto para ouvir quaisquer críticas e cobranças de desempenho. Após tudo esclarecido, é ideal que se desenhe em conjunto um plano de metas e prazos.

Para as empresas que já realizam as avaliações de desempenho, é no momento da avaliação anual que se deve discutir sobre o tema. Este é o momento!

2 – Se não houver uma abertura junto á empresa quanto ao diálogo deste tema, uma decisão é necessária. Você deve se perguntar: “Quero continuar nesta situação?”, e se responder a si mesmo que sim (ou não responder nada, ou ainda arrumar uma desculpa para não refletir a respeito), sua tendência será a de cair no ciclo vicioso de reclamar sem agir. E devo alertar que, a partir de agora, você estará fadado a cair na mesmice, com a diferença de estar consciente da situação. Um número na multidão.

Porém, se você responder algo parecido com “Quero mudar”, o próximo passo e sua única saída, será agir voltado a mudança, realmente investir parte do seu tempo em busca de uma nova oportunidade de trabalho onde poderá ser mais feliz... além de estudar e se atualizar, porque mudar dá trabalho, mas a recompensa sempre vem. DEDIQUE-SE!! Vai valer a pena!

Resumidamente, a busca pela felicidade requer ação, tempo, dedicação. E reclamar é estagnar, o oposto do que se deve fazer.

Não caia nesta armadilha!!!


Autor: Elissandrea Oliveira

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos