Na evolução das competências, a nova habilidade mandatória – a Habilidade Digital!
É inegável que 2020 movimentou todas as estratégias do universo corporativo e de modo bastante geral, todo processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento humano para que os negócios – em suas diversas vertentes – continuem fluindo.
Dentre todas as diversas competências que as empresas já listavam para seu portfolio de necessário, uma delas passou a ser praticamente um mantra para o presente e futuro das atividades organizacionais. Habilidade Digital!
Mas, o que exatamente isso significa? O que os RHs buscam em um profissional quando solicitam essa expertise? A resposta de ouro é... Muitas coisas. Habilidade digital trata da sua facilidade como profissional em promover a própria carreira, garantir a proteção de dados (sobretudo dados sensíveis), utilizar ferramentas na nuvem, gerir documentos e ter raciocínio analítico. Quanto mais dessas características você conseguir acoplar no desempenho das suas tarefas, maior será o potencial evidenciado na sua trajetória.
Para ampliar nossa habilidade digital, podemos destacar a necessidade de estar familiarizado com recursos e conceitos tecnológicos, principalmente a internet.
Graças a internet o acesso às informações ocorre quase em tempo real, por isso o pensamento analítico é altamente relevante. Não adianta ter informação, se você não sabe o que fazer com ela.
A era digital também trouxe uma oferta infinita de ambientes focados em conectar pessoas, agilizar processos, gerir negócios e aumentar a eficiência e a produtividade. Nessa esfera é amplamente inteligente identificar as principais plataformas disponíveis para sua área de atuação e saber utilizá-las. Vale a máxima, conhecimento é poder.
Provavelmente, algumas rotinas das empresas serão retomadas, outras já nem lembramos mais, as adaptadas com sucesso seguirão em seus novos formatos, mas..., entretanto..., porém..., todavia... a habilidade digital, seguirá necessária, dominante e em franca evolução assim como tudo que envolve a tecnologia. Portanto, se posso deixar uma dica, desenvolva essa competência, aprimore e atualize com frequência seu conhecimento sobre o tema, e nunca olhe para questões digitais com comodismo ou pausas para descanso. Não dominar conhecimentos sobre o universo digital e suas infinitas possibilidades, em um curto espaço de tempo, te transformará em um profissional analógico!