"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista"​

"Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista"

Temas importantes para nossa existência humana não podem se limitar a um dia comemorativo, por isso convido a todos a refletirem sobre o tema “racismo”, tão árduo quanto opressivo.

Disse também a ativista negra, presa na década de 70 por envolvimento com o movimento Panteras Negras, que “quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimento junto”, porque a mulher negra está na base piramidal.

A mulher negra carrega sobre si o preconceito que chamamos machismo, por ser mulher, carrega sobre si o peso do preconceito racial por ser negra e oriunda de uma raça escravizada, não só no Brasil, e ainda suporta toda a carga do preconceito social, por ser em maior número na classe econômica mais desprovida de tudo (escola, saúde, segurança, empregabilidade, oportunidades de estudo e emprego, espaço social para desenvolvimento psicossocial, etc.).

Precisamos refletir: Que sociedade queremos agora, no presente? E o que restará ou o que será dessa sociedade daqui 10 ou 20 anos, se nada fizermos?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sandra Carpenedo Advocacia Especializada

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos