O agronegócio é nosso petróleo
Café brasileiro em supermercado na Coreia. Foto: Ítalo M. R. Guedes

O agronegócio é nosso petróleo

O agronegócio no Brasil é mais do que uma simples questão de orgulho patriótico, é uma questão de segurança nacional. A vocação agrícola brasileira não é um fardo, é uma conquista. Mesmo que nos tornemos um dia um país industrializado, não é possível que descartemos nossa vocação para a agropecuária. Os valores envolvidos e seu significado para a balança comercial, e na verdade para a economia brasileira, não permitem que a produção agropecuária do país seja olhada como apenas mais um setor da economia. A importância estratégica do agronegócio para a nação brasileira é equivalente à importância estratégica do petróleo para os países do Oriente Médio. Maior. No futuro é muito provável que o mundo supere a predominância do petróleo na matriz energética, mas ninguém jamais viverá em um mundo sem comida. Não surpreende o incômodo de certos países com a produção agrícola brasileira. Há interesses geopolíticos claros. 

O papel da agropecuária brasileira para a alimentação presente e futura da humanidade é bem claro para as grandes potências. O poder de influenciar o que e quanto o mundo come incomoda e amedronta certas nações - um Brasil ciente da influência de seu agronegócio é uma possível ameaça. Mas não nos enganemos, não conhecemos adequadamente nosso agronegócio, sua geografia, suas necessidades, sua dinâmica. Não consideramos, como país, o agronegócio como questão de estratégia e soberania nacional. O agronegócio não pode ser tratado apenas pelo MAPA, deve ser estudado e entendido também pelo Ministérios de Relações Exteriores, pelo Ministério da Defesa, pelo Ministério da Economia. O olhar nacional sobre sua agricultura deve ser amplo e profundo. A estratégia para o agronegócio não deve se ater à exportação. Igualmente importantes e estratégicas são as cadeias produtivas voltadas para o consumo interno - o feijão, o arroz, as hortaliças. 

Até a década de 70 do século passado, a vocação agrícola do Brasil era vista como um fardo, uma herança arcaica do colonialismo, uma pedra no caminho do progresso industrial. Com a criação do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, liderado pela Embrapa, a agricultura brasileira foi revolucionada e o Brasil passou, em pouco mais de 20 anos, de importador de alimentos para uma das maiores, se não a maior, potências agrícolas. A expressão "vocação agrícola" hoje não tem nada a ver com a mesma expressão há 60 anos. A vocação agrícola brasileira moderna significa um enorme cabedal de conhecimento em Ciências Agrárias, uma invejável diversidade climática e de solos, uma capacidade inovadora que não perde para o Silicon Valley. Há muita Ciência na mesa dos brasileiros. A agropecuária brasileira não é coisa de principiante, não é assunto para ser tratado de forma descuidada por celebridades ociosas. O agronegócio é nosso petróleo.

100%! Não se trata mais do setor primário estar correlacionado com subdesenvolvimento e a países do terceiro mundo! Nossa agricultura gera emprego e desenvolvimento sustentado por tecnologia de ponta!!! 👏🏻👏🏻👏🏻

José Dilcio Rocha

Pesquisador na Embrapa Territorial

5 a

O agronegócio é na verdade o nosso sol, energia renovável e inesgotável....

Antonio Carlos Florido

Engenheiro Agrônomo l Cientista de Dados l consultor e analista para previsões de safras

5 a

Sou Agro!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos