O Ambiente tem Influência.
Quando você tem uma ideia, você compartilha com amigos e familiares, ou é a favor daquele discurso de que não se deve falar para não atrair “olho gordo”? Pois é, eu sou daqueles que conta tudo para todos! Por quê? Essa é a minha forma de criar compromisso com a ideia. Assim me sinto na obrigação de realizar, não quero correr o risco de passar por mentiroso. Nunca falei que eu era “certo da cabeça”!
Essa minha estratégia vale para tudo: dieta, musculação, negócio, novos hábitos, etc.
Entretanto, nem sempre o ambiente que crio ao meu redor é bom, sabem por quê? Acabo criando 3 tipos de pessoas à minha volta. São elas:
- Que apoiam: Aqui normalmente eu encontro a família e amigos mais distantes fisicamente e pessoas que conheço há pouco tempo.
- Que são indiferentes: Amigos que eu considero importantes por alguma razão, mas talvez eu não tenha a mesma relevância em suas vidas. E está tudo certo!
- Que desencorajam: Aqui, acreditem ou não, eu encontro as pessoas que mais querem meu bem. Por quê? Elas se importam comigo! Têm medo que eu me frustre, crie uma decepção, depressão, sei lá. Elas se envolvem e debatem tudo que pode dar errado e isso me deixa pu@%#! Escolhi ir nessa linha de raciocínio, do que imaginar que os mais próximos só querem me desencorajar.
Claro que essa é a MINHA interpretação dos fatos, como EU escolhi analisar a minha vida. Mas esse momento de quarentena, me traz reflexões desse tipo.
Qual decisão tomar, mudar a postura ou não?
Para isso vou trazer uma analogia onde mostra o quanto o ambiente afeta nosso estado de espírito:
-----------------------------------
Em uma guerra, dois lados entrincheirados por vários dias, atacavam-se fervorosamente.
Em meio a este conflito, um grupo de monges, todos calmos, tranquilos e plenos, se deslocam em direção ao conflito. Cruzando o campo de batalha.
Neste momento, os dois lados se contagiaram pela paz dos monges e resolvem cessar os ataques (pelos menos naquele dia).
Essa história é verídica, existe inclusive o depoimento dos soldados, mas infelizmente não me recordo a bibliografia para trazer aqui.
----------------------------------------------
“Última” coisa que eu conto para todos...kkk
Eu não quero mais ser influenciado por pessoas que me desencorajam (deixa eu guerrear/inovar), mesmo sabendo que talvez estas pessoas sejam as que mais se importam comigo. Passei para o lado dos que preferem trabalhar em silêncio. Compartilhando apenas com pessoas que querem criar um ambiente motivador. (O que pode dar errado normalmente está claro para todos, inclusive para mim!)
“Só tem o direito de criticar aquele que tem coragem de ajudar”.
Abraham Lincol