O benefício dos desafios

O benefício dos desafios

Tempos difíceis estimulam o crescimento de uma forma que os bons tempos não.

Enfrentar desafios e navegar por eles aumentam a capacidade humana da resiliência. Saber que se pode superar obstáculos, aprender com as lutas e se beneficiar com os erros é uma base sólida para o sucesso na vida adulta.

Durante os últimos meses de 2021 eu vi muitas vezes a minha caixa de e-mails ficar entulhada assim como uma cadeira que tenho ao lado do escritório cheias de roupas limpas esperando que eu as guardasse. Ao mesmo tempo, também vi pilhas de roupas sujas para colocar para lavar e as prateleiras da minha geladeira vazias esperando a compra ser feita. Isso fora a lista de treinamentos pendentes a serem completados, milhões de reuniões e, atividades dos filhos, preparativos das férias, etc. Aff!

Você reconhece este cenário caótico?

Mil tarefas a serem executadas, seja na vida pessoal ou profissional e certamente parecendo grandes desafios às vezes.

Evitar essas tarefas e não enfrentar o desafio de começar pode diminuir sua motivação para fazer qualquer outra coisa. A negação cria uma nuvem escura que paira sobre sua cabeça o dia todo. Negócios inacabados deprimem e o impedem de fazer inclusive o que gosta de fazer.

Não importa o que você finalmente decide fazer primeiro, eu posso te garantir que você se sentirá melhor depois que fizer. Você vai até se perguntar por que esperou tanto.

Portanto, entrar em ação é o primeiro passo para superar um desafio e isso por si só já é um benefício.

Porém, para além dos desafios corriqueiros e diários, a pandemia trouxe a nós seres humanos o desafio de sobreviver na incerteza.

Sobreviver com o medo e ansiedade pelo amanhã.

Para muitas pessoas, o ano 2022 começa com aquela sensação de continuidade. Será apenas mais um dia após o outro? Ou será mais um ano cheio de desafios e aprendizados?

Não sei se você fez a sua retrospectiva do último ano, mas ao fazer a minha eu observei que superei obstáculos enormes e inesperados. E não foram poucos.

Como o ano “passou voando”, eu não tinha percebido ou pelo menos focado em tudo o que vivi.

Confesso que fazendo esse simples exercício de pensar sobre o ano que passou, sentimentos de amor-próprio e apreciação tomaram conta de mim.

Os sentimentos positivos que me permearam são difíceis de expressar em palavras. Tive sentimentos de gratidão, de autossatisfação, apreciação, realização e alívio.

Então pensei: sou uma pessoa melhor hoje do que antes! E isso graças ao desafios que passei!

Graças aos Desafios!

Quando aceitamos os desafios que temos pela frente e os enfrentamos, sofremos menos e ganhamos vários benefícios.

Então tente olhar de outra forma. Olhe os desafios como privilégios!

O que esse desafio ou problema pode me ensinar? Eu sou capaz de resolvê-lo? Como ?

Quando você se sente mais forte e confiante, especialmente para controlar sua vida você se sente fortalecido.  E sentindo-se fortalecido, você está mais pronto para enfrentar seja lá o que for.

Eu te convido agora a fazer essa mesma reflexão. Como foi o seu último ano?  Que obstáculos você superou e o que aprendeu com eles?

Dos desafios e problemas que tenho hoje quais são as vantagens de estar passando por isso?

Algumas respostas podem ser:

• #1 crescer como indivíduo ou como profissional...

• # 2 Ganhar consciência, conhecimento e novas habilidades. ...

• # 3 Tornar-se mais saudável fisicamente e mentalmente. ...

• # 4 Economizar dinheiro. ...

• # 5: Alcançar uma meta. ...

• # 6 Alavancar a carreira. ...

• # 7 Sentir-se mais motivado e criativo, entre outros.

 

Para 2022 te desejo grandes desafios! E, caso ainda não tenha nenhum, desafie-se!

Eu por exemplo recebi o desafio para facilitar um treinamento focado em autogestão feminina. Certamente isso irá me tirar da zona de conforto e dar muito trabalho ( como qualquer bom desafio), mas certamente os benefícios após o treinamento serão enormes e isso por si só me motiva, me engaja e trará grandes frutos.

Feliz 2022!

Uau Ceci!! Que texto, mara!! Feliz 2022!!! E pensando na minha carreira, sempre que mudei de área ou de trabalho foi justamente pelo desafio de ser maior e melhor. E hoje estou aqui na IQVIA junto de vcs que são incríveis!!! E pronta pros desafios de 2022!!! 💪🏻💪🏻💪🏻

Gustavo Lobão Teixeira

Pesquisa Clínica | Recrutamento de Pacientes

3 a

Excelente reflexão, Cecilia da Silva Motoyama ! Certamente são os desafios que nos levam mais longe, e também já tenho os meus para 2022. A dica de simplesmente começar é de ouro! Estou me apegando nela! Me anima saber que posso contar com você prá ajudar nesse ano novo! 😉

Sonia Leme Pedroso

Diretora de Recursos Humanos na Adium S.A.

3 a

Querida Cecília, Feliz 2022!!!… Parabéns pelo texto e muita saúde e alegrias para seguir enfrentando os desafios e se desenvolvendo 🙌🙏✨🤲🤗🌹🤲

Que texto parabéns, vamos aos desafios de 2022 que tenho certeza que teremos resultados maravilhosos ao decorrer do ano e aprendizados. AMEI O TEXTO obrigada por compartilhar o seu momento e me fortalecer!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Cecilia da Silva Motoyama

  • Urgente é filho doente.

    Urgente é filho doente.

    Alguns podem concordar outros não. Mas a idéia deste texto é trazer reflexão sobre como estamos tratando as prioridades…

    4 comentários
  • O mercado em alta para CRAs

    O mercado em alta para CRAs

    Como um CRA ou um profissional de pesquisa clínica, você provavelmente está sendo abordado diariamente por recrutadores…

    18 comentários
  • Open Position

    Open Position

    CRA I with monitoring experience (>6 months), or a CRAII with expertise in monitoring cosmetics/consumer healthcare…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos