O Brasil precisa ser repensado.
Carlos Aldan - CEO do Grupo Kronberg

O Brasil precisa ser repensado.

Frustrado com nossas derrotas e participações em grandes eventos esportivos, como a última Copa América, lembrei-me de uma citação de Joe Frazier, admirado boxeador americano: "Você pode mapear um plano de luta ou plano de vida. Mas quando a ação se inicia, você depende de seus reflexos. É aí que nosso trabalho de preparação e treinamento aparece. Se você se trapaceou, se auto-enganou quanto a esta preparação na escuridão da alvorada, agora você está se revelando na forte luz dos holofotes." (podemos trocar a palavra "luta" por "jogo").

A forte luz dos holofotes desnudou nossas deficiências no futebol, esporte que servia de autoafirmação de um povo, de prazer e alegria.

Preparação e treinamento não somente dos fundamentos do esporte em questão mas também de nossa competência emocional (principalmente a motivação intrínseca, missão nobre de vida, pensamento consequencial, habilidade de navegar emoções e autoconsciência); de cidadania e respeito; dos fundamentos básicos de liderança (para o técnico e capitão) e teamwork! 

Para que isto ocorra, a CBF terá que transformar este maravilhoso esporte em um negócio honesto, transparente e baseado na meritocracia!

A falta de uma forte e bem definida identidade nacional nos leva recorrentemente a esta entrega passional aos esportes de forma geral. Trata-se de uma tentativa muito frágil e pouco perene de encontrarmos autodeterminação e autoafirmação como um povo. 

Precisamos de líderes com visão de futuro, integridade e competência para iluminar o caminho dos brasileiros. Penso que a fonte de nossa identidade nacional seja a fibra de nosso povo - trabalhador, honesto e resiliente - que século após século constrói este país com seu suor e se submete às históricas precárias condições de saúde pública, educação, transporte e segurança. É um povo do bem, honesto, que paga suas contas em dia e anseia por uma nação respeitosa onde possa criar seus filhos e netos com dignidade. 

A CBF precisa ser reinventada e o Brasil repensado!

Cadu Lopes

CSM - Customer Success Leader

3 a

Sucinto, claro e impactante … assim como Taleb tenta nos dizer em a lógica do cisne negro, são esses eventos extraordinários e impactantes que nos mostram o quanto estamos ou não preparados.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Carlos Aldan de Araujo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos