O Brasil que á certo.
Por optar por fontes de informação mais fidedignas, raramente vejo televisão, seja aberta ou por assinatura, mas não posso negar que é quase um ato religioso ligar nos domingos de manhã assistir ao Globo Rural, ou como eu sempre comento com minha fiel escudeira e esposa, é neste horário que vemos "o Brasil que dá certo".
E não é só na Globo não, qualquer canal que transmita algo sobre agronegócios (na verdade quase todos o fazem neste horário), nos mostra um Brasil de abundância, fartura e tecnologia.
Eu iniciei minha vida profissional na indústria mecânica e depois migrei para a TI, que me fez viajar muito pelo país e conhecer muito sobre agro em muitos ramos diferentes. Confesso que nunca gostei de sítio, lavoura ou bicho, mas um golpe do destino me fez (graças a Oktoberfest) migrar de Curitiba-PR para o interior de Santa (e muito bela) Catarina, aonde moro até hoje e ali comecei a criar gosto pela coisa.
Quando comecei a ver na telinha a evolução da tecnologia no campo, comecei a matutar uma forma de usar o que levo de aprendizado na vida para somar no campo e vi na IoT a chance de ouro, pois todo nosso maravilhoso estado é repleto de infinitas oportunidades de implementações no agro negócios regional.
Hoje tenho centenas de projetos “na cachola” e a cada dia vemos que a tecnologia já é quase "bicho do mato", pois ficou acessível, descomplicada e qualquer colono com boa vontade consegue implementar sistemas que auxiliam na produção, melhorando os resultados e diminuindo cada vez mais os custos.
Ainda não sei muito bem onde irei parar, somente sei que agora estou entendendo porque a vida somou os três pilares que estudei, para cada vez mais ajudar este "Brasil que dá certo" a ser cada vez mais gigante e com certeza a "Internet das coisas, ainda vai nos posicionar em patamares nunca antes previsto, mas uma coisa eu tenho certeza; vai ser "um trem muito bão".
Este texto foi estudos de caso: Oportunidades de negócios e tendências da IoT no agronegócio, da pós em IoT da UNISUL.
Corrigido pelo Prof. JAIRO AFONSO HENKES
Data Correção: 29/04/2020 (18:08:19)
Nota: 10,0 Avaliado