O CMO e o Crescimento da Empresa
Durante a pandemia, e após ela, teremos que criar e viver uma nova realidade nos negócios. Seja qual for esse negócio. Algo mudou ou foi criado ou se extinguiu. Pois bem, e o trabalho do CMO como fica? Este é o profissional que tem o crescimento atual e futuro do negócio em mente todos os dias. Para tanto, ele tem trâmite na empresa, com os C-levels e acima. Ele discute abertamente com pares e superiores o que acontece e o que está sendo feito para crescermos ainda mais.
Com a pandemia, esta tão chamada "nova realidade" tem sido criada, ajustada ou disseminada todos os dias por cada um de nós e o maestro desta orquestra é o CEO. No mesmo instante, somos flexíveis e adaptáveis suficientemente para absorvermos estas mudanças. Aqui, o CMO adapta-se e adapta a agenda de crescimento do negócio constantemente sendo esse seu papel para o qual precisa do apoio total do CEO e Conselho.
Digamos então que não tínhamos nada antes da pandemia: o plano, os números, as ideias ou até mesmo a intenção. Este seria o cenário base 0 no qual o CMO constrói junto aos demais "C's" uma ideia básica para a empresa no futuro e, necessariamente, define o seu propósito. Hoje, precisamos e gostamos de trabalhar com um propósito pois isso nos dá aquela luz no fim do túnel a que muitos almejavam. Neste primeiro momento, o CMO vai, com o propósito do negócio em mãos, inseri-lo na cultura da empresa; ele inclui o propósito no discurso, veste-se deste propósito para elaborar seu plano de crescimento e divulga a toda a empresa sua percepção sobre a empresa em si e como este propósito se encaixa na cultura e na agenda de crescimento. Vive o propósito da empresa dia-a-dia. O propósito é uma ferramenta para inspirarmos as pessoas e explicar todos aqueles objetivos e ações planejadas. Um propósito claro e real atrai as pessoas e alimenta a transparência e equidade.
Recomendados pelo LinkedIn
Pois bem, tivemos um bom começo com todos reconhecendo a empresa naquele propósito. Agora, usamos o analytics para nos embasarmos na construção do crescimento planejado. Com nosso propósito no alto da página, escrevemos a segunda linha desta página na qual definimos onde queremos chegar e em quanto tempo. Cada empresa em cada setor ao seu tempo e movimento. Com um forte analytics, ou seja, detalhado e correto, calculamos nossas possibilidades e novos recursos. Até aqui o CMO planejou a alocação de recursos, conhece melhor seus clientes e convenceu a todos sobre a nova forma de trabalharmos. A posição do CMO é chave para o futuro desenhado hoje; ele cria o senso de missão nos demais stakeholders. Ele cria momentos que são significativos para os clientes o que requer um poderoso analytics conforme descrito. Este analytics projeta as intenções do seu cliente, suas preocupações e interesses. Portanto, temos aqui uma estratégia para o futuro criada com base em criatividade, dados e propósito.
O CMO precisa criar alianças internas colaborativas para facilitar o crescimento real ao longo do tempo e demonstrar resultados tangíveis e seus impactos adaptando a agenda para o crescimento constantemente se necessário. Ele precisa ter autonomia para mudar o plano e ser uma referência para ser ouvido e seguido. O CMO usa criatividade, dados e o propósito para construir e defender seu plano. É a pessoa que melhor fala sobre o futuro do negócio.