O dia em que a democracia avançou no Brasil!
*Por Sandhra Cabral
O domingo, 13 de março de 2016, será lembrado como o dia em que a parte descontente da população brasileira resolveu parar de reclamar e fez valer seu direito - e também seu dever de cidadão -, saindo às ruas de todo o país para exigir mudanças, goste você ou não.
Será lembrado como o dia em que a vontade de mudar e tentar fazer as coisas de outro jeito foi maior que o medo, que a falta de esperança e maior que o descrédito nas próprias forças. Será lembrado como o dia em que o povo redescobriu que atuando junto pode muito mais.
Independentemente de posição política ou opinião pessoal, vale comemorar! Sim, vale e vale muito: isso é democracia e é o exercício pleno dela.
As concentrações de indivíduos descontentes foram gigantescas em por todo o Brasil, sem que nenhum incidente grave foss registrado. As cores predominantes não eram de uma ou outra legendinha partidária qualquer... eram as cores da Bandeira do país, um dos símbolos maiores de uma nação! Predominaram o verde, amarelo, azul e branco!
Protestos pela manutenção do partido dos Trabalhadores e da presidente Dilma Rousseff no poder também ocorreram. Sim, e isso também é democracia! Cada um tem o direito de mostrar o que quer, sem gerar tumulto.
Pensando aqui, acredito que um dos pontos altos do movimento contra a corrupção deste domingo tenha ocorrido na Avenida Paulista, em São Paulo.
Políticos de partidos que se intitulam de oposição (entre eles tucanos como Aécio Neves e Geraldo Alckmin), que apareceram por lá para lutar contra a corrupção, com clara intenção pegar carona nos protestos em proveito próprio e da legenda, foram vaiados e impedidos de falar ao público pelos manifestantes.
O que esses senhores não entenderam é que as pessoas que saíram de suas casas neste domingo, não foram às ruas defender nenhum político e muito menos algum partido.
Essas pessoas, famílias inteiras, saíram às ruas indignadas com a política da forma como é feita no Brasil e não apenas no governo federal pelo PT.
Elas estão indignadas com a política da forma como é distorcida em todas as esferas de governo, independentemente da legenda política.
Esses brasileiros foram às ruas para apoiar as investigações da Lavajato e exigirem que sigam até o final, condenando e punindo todos os que estiverem envolvidos (de presidente, governadores e prefeitos, a ex-presidentes, parlamentares, empreiteiros, lobistas e toda sorte de gentalha que não sabe o significado verdadeiro da palavra política e muito menos da palavra ética!).
De forma direta e mesmo indireta, o brasileiro deixou claro que não aguenta mais ser tratado com tanto desdém e desprezo por pessoas nas quais eles confiaram e depositaram seu voto, acreditando que elas agiriam em prol de toda uma nação.
O brasileiro mostrou que está farto de ser humilhado, de pagar impostos altíssimos e ver tudo isso ser engolido por uma máquina burocrática, lenta e gerida de forma totalmente incompetente, de desembolsar parte de seu salário com taxas e, ainda assim, não ter os serviços básicos e mínimos garantidos pela Constituição.
O brasileiro deixou claro que não aguenta mais a corrupção e a falta de ética no trato do bem público.
O brasileiro foi às ruas exigir respeito. Quer ter o que lhe é de direito: educação e saúde de qualidade, segurança pública, direito a moradia e lazer.
Cansou de esmolas. Um povo digno não se contenta com migalhas.
Talvez ainda falte muito para que o Brasil chegue a esse grau de desenvolvimento ético na política. Mas uma coisa mudou neste domingo: a democracia se fortaleceu, ganhou corpo! E devemos ficar orgulhosos com isso!
Orgulhosos por começarmos a reagir.
Resta agora aos brasileiros avançarem.
Devem respaldar as investigações não apenas da Lavajato, como exigir uma verdadeira faxina nos bastidores mias escuros dos governos.
Integrantes de muitos outros partidos estão enfiados até o pescoço na corrupção e eles também devem ser foco de investigações. Governos de estado e Prefeituras também precisam ser monitorados. Empresários que aceitam ou incentivam a corrupção também. Ninguém deve ser poupado, porque, gostem ou não, ninguém está acima da lei.
A democracia avançou neste domingo, mas nada vai mudar na prática se o brasileiro não vestir a bandeira do País e seguir firme no seu propósito, o de resgatar o poder.
Sim, porque o poder não está nas mãos dos governantes, políticos ou quem quer que seja, o poder está nas nossas mãos.
Parabéns a todos os envolvidos nos protestos pacíficos deste domingo, dia 13 de março de 2016.
*Sandhra Cabral - Jornalista, Educadora, Media Training, Docente na Escola de Comunicação Social da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul